A Tiberius Aerospace revelou, na segunda-feira (19), durante a conferência Future Artillery, uma inovação sem precedentes no campo bélico: o projétil guiado Sceptre TRBM 155HG. Integrando um motor ramjet em sua ogiva, o artefato transforma as tradicionais balas convencionais de 155 mm em verdadeiros mísseis supersônicos, capaz de atingir Mach 3,5 e cobrir até 150 km de distância.

Qual é o segredo para transformar balas de artilharia em mísseis supersônicos?
- Ao contrário dos projéteis convencionais, lançados por gases propulsores que lhes imprimem trajetórias balísticas em torno de 830 m/s, o Sceptre dá “salto” tecnológico logo após sair do cano;
- Um pequeno foguete assistente impulsiona o corpo até condições ideais de altitude — cerca de 19,8 mil m — para que o ramjet acenda e mantenha a combustão contínua de seu combustível líquido (compatível com diesel, JP-4 e JP-8);
- Esse processo garante sustentação e impulso prolongados, elevando, drasticamente, o alcance e a velocidade do projétil;
- Com 150 km de alcance, o Sceptre quase quadruplica a capacidade máxima de uma peça padrão OTAN 155 mm sem assistência (35 km), superando, também, outras munições com foguetes de reforço (70 km);
- A trajetória plana e em alta cota reduz a exposição a contramedidas eletrônicas, assegurando que o sistema híbrido de orientação — combinando GPS, inercial e correções mediados por inteligência artificial (IA) — mantenha desvio médio inferior a 5 m.
Leia mais:
- Como funciona uma arma de fogo?
- Como funciona uma arma de choque?
- RS-24 Yars: conheça o míssil russo capaz de alcançar 11 mil km
Projetado para se encaixar em qualquer obuseiro padrão 155 mm, o TRBM 155HG pesa pouco mais que 45 kg, dos quais 5,2 kg correspondem ao explosivo.
A armazenagem é facilitada por um sistema de abastecimento “just-in-time”, capaz de preservar a munição por até 20 anos. Segundo a fabricante, testes de campo realizados nos Estados Unidos comprovaram a eficácia e o custo significativamente menor em comparação a mísseis de similar alcance.
A apresentação oficial contou com depoimento de Chad Steelberg, fundador e CEO da Tiberius Aerospace:
“Nossa missão é oferecer sistemas de armas de nova geração, com precisão, escala e eficiência. O lançamento do Sceptre preenche uma lacuna crítica, fornecendo efeitos guiados de longo alcance em uma solução de alta qualidade e custo-benefício. Estamos prontos para impulsionar um salto estratégico na defesa, beneficiando o Reino Unido, os Estados Unidos e seus aliados com agilidade, precisão e robustez.”

Com a introdução do Sceptre TRBM 155HG, o panorama da artilharia moderna promete ser redesenhado, marcando o início de uma era em que as velhas “balas de canhão” dão lugar a mísseis silenciosos, velozes e extremamente precisos.
O post Dispositivo transforma balas de artilharia em mísseis supersônicos e pode revolucionar setor apareceu primeiro em Olhar Digital.