
O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) divulgou nesta sexta-feira (23) uma nova lista de marcas de cafés considerados impróprios para consumo.
Três marcas populares, vendidas como “pó para preparo de bebida sabor café”, foram desclassificadas após apresentarem irregularidades em testes laboratoriais.
Confira as marcas reprovadas:
- Melissa
- Pingo Preto
- Oficial
Segundo o MAPA, os produtos continham impurezas e matérias estranhas acima do permitido por lei, além de não possuírem café na composição. Em vez disso, foram fabricados com resíduos agrícolas, popularmente conhecidos como “lixo da lavoura”.
Produtos já haviam sido apreendidos
De acordo com Hugo Caruso, diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Dipov), os lotes apresentaram níveis elevados de micotoxinas, substâncias tóxicas que podem oferecer riscos à saúde.
Ainda segundo Caruso, os produtos se aproveitam da semelhança com marcas tradicionais para enganar o consumidor, com embalagens parecidas e preços mais baixos, o que dificulta a identificação no momento da compra.
A apreensão dos lotes aconteceu em fevereiro, mas os nomes das marcas só foram divulgados agora, após a finalização das análises laboratoriais.
A legislação brasileira permite até 1% de impurezas em cafés industrializados, limite que foi ultrapassado nos produtos reprovados. As empresas responsáveis já foram notificadas.

O que fazer se você comprou cafés dessas marcas?
O MAPA orienta os consumidores que adquiriram os produtos a interromper imediatamente o consumo. Se desejarem, é possível solicitar a substituição do produto com base no Código de Defesa do Consumidor.
Casos de comercialização desses cafés devem ser denunciados pela plataforma Fala.BR, informando o nome e o endereço do estabelecimento onde o item foi comprado.
The post MAPA atualiza lista de cafés torrados impróprios para consumo; veja marcas appeared first on Portal Norte.