
Em Manaus, tampas de ferro dos bueiros, frequentemente roubadas, estão sendo substituídas por tampas feitas com plástico reciclado.
As novas tampas têm menor valor comercial, mas alta resistência, além de custarem 50% menos que as convencionais.
A iniciativa partiu de um Termo de Ajuste Regulatório (TAR) entre a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) e a concessionária Águas de Manaus, que destinou R$ 20 mil de uma multa de R$ 220 mil para a compra das primeiras 50 unidades.
Tampas de bueiros em Manaus
O material é produzido em Manaus pela empresa SBS, que utiliza resíduos plásticos reciclados.

As tampas ecológicas passaram por dois anos de testes de resistência e já começaram a ser instaladas em vias como as avenidas Jacira Reis, Centro-Sul; Silves/Raiz, zona Sul; Timbiras, zona Norte e Colina do Aleixo, zona Leste.
A expectativa é que, se bem-sucedido, o projeto seja expandido em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e concessionárias de telefonia e internet.
Redução de furtos e impacto ambiental
Dados da Águas de Manaus mostram que, só neste ano, 300 tampas metálicas foram furtadas ou danificadas na capital.
As novas tampas, por não terem valor de revenda, devem reduzir os roubos e ajudar a diminuir a poluição nos igarapés, já que o material usado é reciclado.
Por fim, a Ageman acompanhará os resultados do projeto antes de ampliá-lo para outras áreas da cidade.
The post Tampas de bueiros devem ser substituídas por plástico para evitar furtos em Manaus appeared first on Portal Norte.