
A Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado Federal realiza uma missão oficial em Roraima a partir da próxima quinta-feira (28).
A visita segue até sábado (31) e inclui compromissos em Pacaraima, na Operação Acolhida, e na Terra Indígena Yanomami, onde há relatos de violações de direitos humanos.
Comissão do Senado desembarca em Roraima
Participam da comitiva a senadora Damares Alves (Republicanos-DF), que preside a comissão, além dos senadores Mecias de Jesus (Republicanos-RR), Doutor Hiran (PP-RR) e Chico Rodrigues (PSB-RR).
Além disso, também acompanham os deputados federais Antônio Carlos Nicoletti (União-RR) e Coronel Fernanda (PL-MT).

A visita foi aprovada em março e tem como objetivo acompanhar de perto as ações do governo no atendimento a indígenas e migrantes.
Por fim, os parlamentares vão verificar as condições de acolhimento de venezuelanos na fronteira e avaliar como o Estado está respondendo à crise sanitária que afeta os povos indígenas.
Situação de saúde preocupa
Um dos principais pontos da missão é a situação da saúde na Terra Yanomami, que enfrenta um novo surto de malária.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2024 foram registrados 33,3 mil casos da doença – um aumento de 10,2% em relação a 2023 e mais que o dobro do número de 2022.
Do total, 44% dos casos atingem crianças de até nove anos. Durante a visita, a comitiva também deve se reunir com lideranças locais.
Além disso, deverá encontrar representantes de órgãos públicos e entidades que atuam na defesa dos direitos indígenas e dos migrantes.
Ademais, ao final, será elaborado um relatório sobre as condições encontradas, que será apresentado no Senado.
The post Comissão do Senado desembarca em Roraima na quinta (28) e deve visitar Território Yanomami; saiba mais appeared first on Portal Norte.