Núcleo de Cooperativas da ACIRS divulga números do impacto positivo do setor no Alto Vale do Itajaí

Cooperar é se unir para o bem comum. E os números do setor, divulgados pelo Núcleo de Cooperativas da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS), comprovam o quanto o cooperativismo é importante para o desenvolvimento econômico e social do Alto Vale. Ao todo são 19 cooperativas de diferentes segmentos que geram mais de 2,2 mil empregos diretos e unem mais de 273 mil cooperados, o que representa mais de 80% da população da região.

Divididas em quatro ramos – crédito (15), saúde (2), consumo (1) e agropecuário (1) – as cooperativas no Alto Vale administravam mais de R$ 6,8 bilhões em ativos em 2023. No ano passado as cooperativas juntas alcançaram o resultado de mais de R$ 138,5 milhões em sobras, que também representam ganho para a economia local. Em 2023 foram registradas mais de 158 mil participações nos eventos promovidos pelas cooperativas da região. “O cooperativismo promove a prosperidade nos lugares em que atua. Queremos seguir disseminando esse movimento, desenvolvendo pessoas e a economia da região para construir comunidades melhores para todos”, diz Leandro Linhares, coordenador adjunto do Núcleo.

O futuro do cooperativismo

Os números foram divulgados no Fórum de Líderes Cooperativistas, promovido pelo Núcleo nessa quinta-feira (20/6), em Rio do Sul. No encontro um painel sobre o futuro do cooperativismo contou a participação de Adelino Sasse, Diretor da Ailos, e de Agnaldo Abila, Diretor da Unicred.

“Eu participei da primeira reunião do Núcleo de Cooperativas aqui do Alto Vale. Ver, depois de alguns anos, a força desse núcleo é fantástico. Todos os assuntos abordados no encontro são importantes e vamos colher frutos por estar refletindo e agindo sobre esses temas, comenta Agnaldo Abila.

“Muito bom estar nesse ambiente que já transpira o cooperativismo. Saímos energizados em participar porque aqui de fato as pessoas fazem as coisas acontecerem. Os números apresentados pelo Núcleo me impressionaram. E é inspirador ver como as pessoas estão se apaixonando cada vez mais por esse movimento”, completa Adelino Sasse.

Mais sobre o Núcleo das Cooperativas

            O Núcleo de Cooperativas da ACIRS foi criado em abril de 2016. A iniciativa tem como objetivo promover a integração e fortalecimento das cooperativas, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do Alto Vale do Itajaí.

Participam do Núcleo: Cooper, Cravil, Credcrea, Cresol Alternativa, Cresol Transformação, Cresol Vale, Cresol Nascente, Cresol Alto Vale, Cresol Vale Europeu, Sicoob Alto Vale, Sicoob Crediplanalto, Sicoob Maxicrédito, Sicoob Multicredi, Sicredi Cooperação RS/SC, Sicredi Integração de Estados RS/SC/MG, Unicred, Unimed Alto Vale, Uniodonto Santa Catarina e Viacredi Alto Vale.

Fonte: Roberto Ribeiro

O post Núcleo de Cooperativas da ACIRS divulga números do impacto positivo do setor no Alto Vale do Itajaí apareceu primeiro em Alto Vale Agora.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.