Dono de revendedora e mais 4 são presos em operação contra agiotagem

Foto: PCSC/Divulgação

Vítimas e familiares eram ameaçadas de morte enquanto não pagavam as dívidas

Cinco pessoas foram presas na última sexta-feira (21) com a deflagração de uma operação policial para combater uma organização criminosa responsável pelos os crimes de extorsão e agiotagem, cometidos há meses na região de Rio Negrinho, no Norte de Santa Catarina.

A “Operação Avalanche” resultou na prisão de quatro pessoas na cidade, entre elas o dono de uma revendedoras de veículos que ameaçava eventuais devedores mediante “cobradores”, que trabalhavam extorquindo as vítimas com violência e coação. Além do empresário, foi preso também outro agiota e três cobradores, um deles na cidade de Itaiópolis.

 

De acordo com a investigação da Polícia Civil, os criminosos praticavam a agiotagem diretamente por meio de empréstimo de dinheiro às vítimas. A cobrança de quem não pagava em dia os valores das dívida era feita por meio de coação, constrangimento, ameaça e chantagem, sempre com muita agressividade.

Conforme os policiais, os agiotas da facção abordavam as vítimas inclusive em seus locais de trabalho e em suas residências, utilizando armas de choque e também de fogo. Eles exigiam o valor e davam prazos insuficientes para o pagamento.

As vítimas eram extorquidas também por ligações telefônicas, mensagens de texto e fotografias. Nas mensagens, os criminosos destacavam o saber sobre detalhes da rotina das vítimas e de seus familiares, locais de moradia e veículos que possuíam. Todas essas informações eram usadas pelos suspeitos em tom de ameaças de morte e agressões diversas.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBVonline em primeira mão

Os presos foram encaminhados ao presídio de Mafra, onde responderão pela prática dos crimes de extorsão, agiotagem e organização criminosa. Outros suspeitos de integrar a organização já foram identificados e deverão responder pelos mesmos crimes.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.