WhatsApp e branding: estratégias para o sucesso

O branding tem o poder de fazer a sua marca ser lembrada e amada, gerando vendas e a fidelização de clientes. Como forma de aumentar o alcance da sua marca e melhorar a comunicação com os clientes (fato de extrema importância para o branding e as vendas) o WhatsApp mostra-se uma ferramenta bastante eficaz e de baixo investimento.

Saiba como utilizar o WhatsApp na sua estratégia de branding, se vale a pena ou não o uso da automação de mensagens pelo WhatsApp chatbot e dicas de automação de vendas.

O que é branding

Branding são o conjunto de ações que fazem a sua marca, empresa, serem a sua marca. Ações como identidade visual, tom de voz, produtos, diferenciais, a essência da sua marca. Tudo isso é branding.

A construção de um bom branding é pensada na qualidade dos produtos e como apresentar isso para as pessoas de uma forma que gere sensações e emoções. E nesse quesito comunicação, o WhatsApp é uma excelente ferramenta.

Como melhorar o branding da sua empresa com o WhatsApp

O WhatsApp é um aplicativo de comunicação, o qual pode ser usado no celular ou desktop. Assim, a forma como o Whats vai auxiliar no aumento do reconhecimento da sua marca é por meio da comunicação direta, do envio de mensagens e do atendimento.

O WhatsApp na estratégia de branding será o canal de comunicação direta, enviando mensagens que irão “educar” o lead sobre a sua marca, aumentando o reconhecimento da marca, e que também pode ser utilizada para as vendas, por meio do atendimento e nutrição de leads.

Razões para escolher o WhatsApp: conheça as vantagens do app

As razões para escolher o WhatsApp são duas: quantidade de usuários e funcionamento do app.

O WhatsApp foi criado em 2009, e desde então só tem aumentado o número de usuários que baixaram o app e que utilizam o mesmo diariamente. Milhares de brasileiros possuem o WhatsApp baixado, e visualizam o app centenas de vezes ao dia. Isso faz do app uma potência de divulgação da sua marca, como um outdoor gigantesco presente em todas as cidades do Brasil, mas com um investimento muito menor.

E, a outra razão para escolher o app é o funcionamento do mesmo. O WhatsApp é um aplicativo de comunicação, que durante muitos anos foi utilizado apenas para conversas informais e pessoais, ele foi criado para uma comunicação rápida, em tempo real e com diversas interações, como: figurinhas, emojis, envio de fotos, vídeos e áudios, criação de enquetes, envio de localização e etc.

Esse histórico e criação voltada para conversas pessoais facilita com que a comunicação aconteça de forma mais rápida e gere conexão com mais facilidade. Conectar a sua marca com os clientes é muito mais fácil com o uso do WhatsApp, pois a sua empresa tem um espaço onde pode utilizar uma linguagem informal e conta com diferentes funções que aproximam o público, facilitando o atendimento e a interação.

Vantagens do WhatsApp para a comunicação da sua marca

  • Atendimento rápido
  • Conversas em tempo real
  • Atualização frequente do app
  • Novidades constantes, por exemplo: criação de comunidades, de enquetes
  • Funções exclusivas na versão business
  • Possibilidade de anunciar no app
  • Opção de interação com CRM, e com isso criação de fluxos de conversas, lembretes e demais funções de um CRM
  • Opção de integração com chatbot
  • App consolidado, criação em 2009
  • App é gratuito, tendo custo apenas as ferramentas de suporte como CRM e chatbot

CRM para o WhatsApp

O CRM auxilia de forma surpreendente toda a estratégia de comunicação, inclusive a de reconhecimento de marca. Com um CRM para WhatsApp é possível organizar a comunicação com os leads e clientes de forma efetiva e assertiva, criando um atendimento personalizado.

Assim como um CRM voltado para e-mail, o CRM integrado com WhatsApp tem funções, como:

  • Criação de fluxos de conversas
  • Armazenamento automático dos leads
  • Histórico de integração com o lead
  • Fluxos personalizados conforme etapa do funil ou campanha onde o lead converteu
  • Criação de lembretes
  • Frequência nas mensagens de forma organizada e automatizada
  • Personalização das mensagens
  • Nutrição dos leads
  • Follow up

Essas são apenas algumas das funções que um CRM tem, e isso facilita um atendimento de alta qualidade, gerando conexão com o lead e cliente, o que aumenta consideravelmente as chances de vendas e de fidelização de clientes.

Importância do branding para as vendas

Com um branding fortalecido é muito mais fácil vender, pois os leads conhecem a marca, os produtos, estão conectados e propensos a comprar.

A estratégia de branding tem como objetivo fazer a sua marca conhecida, atrair visitantes e também gerar conexão com aqueles que já conhecem a sua empresa, mas não são clientes ainda.

E tudo isso está relacionado às vendas, pois o branding está associado ao topo e meio do funil, e as vendas ao fundo. Mas, utilizando a lógica, não tem como ter pessoas no fundo do funil se elas não estiverem primeiro no topo. Assim, para vender é preciso primeiro fazer a sua marca conhecida.

Como utilizar o WhatsApp para as vendas

O primeiro passo é ter um fluxo de mensagens bem estabelecido, ter os fluxos divididos pelas etapas do funil e pelas campanhas feitas, pois existem campanhas para o topo do funil, e também campanhas para o fundo.

Assim, o lead que converteu em uma campanha de topo não está pronto para receber os mesmos conteúdos do lead que converteu na campanha de fundo. Essa organização dos conteúdos, ou seja, das mensagens enviadas é fundamental para o sucesso da estratégia.

Tenha um fluxo de mensagens bem organizado e dividido de forma estratégica. Após essa organização o próximo passo é o atendimento rápido e personalizado, muitas vendas são perdidas pela demora, demora em responder, demora em enviar o orçamento, e etc.

A demora demonstra que a empresa não tem a quantidade de funcionários suficientes e que não está apta a entregar o melhor pós-venda ou resoluções de possíveis problemas futuros, como troca de aparelho vendido ou apenas dúvidas sobre o produto/serviço.

Mas, existem ferramentas de automação no atendimento que podem auxiliar nisso, como sistema que gere um orçamento de forma automática e chatbot para responder perguntas simples.

Mesmo que a sua empresa esteja no início e com poucos funcionários e recursos, existem ferramentas que podem auxiliar no atendimento, permitindo que mesmo no início a sua empresa já acerte e evite ao máximo a perda de clientes.

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