Carnaval 2025 em Rio Branco terá reforço de 180 agentes de segurança

Sejusp faz coletiva para apresentar Segurança para o Carnaval em Rio Branco - Foto: Renato Beiruth/Detran

A segurança do Carnaval em Rio Branco contará com um reforço significativo neste ano. Aproximadamente 180 agentes das forças de segurança pública atuarão diariamente no evento, incluindo policiais militares, civis, bombeiros, policiais penais, agentes do Detran e da RBTrans.

A operação foi apresentada nesta segunda-feira (24) pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) em coletiva de imprensa.

A Polícia Militar do Acre (PM-AC) destacará 120 agentes por noite, incluindo efetivos do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran). A operação contará ainda com duas bases móveis e quatro viaturas para garantir a segurança durante as festividades.

Os batalhões seguirão patrulhando diferentes pontos da cidade para coibir crimes e manter a ordem em locais de grande circulação.

O secretário de Segurança Pública, José Américo Gaia, destacou que a meta é impedir o aumento de ocorrências criminais e tornar o evento mais seguro por meio da atuação integrada das forças policiais.

Controle de acesso durante Carnaval de Rio Branco

A segurança no evento incluirá revistas na entrada e identificação de pessoas armadas, trabalho que será realizado em parceria com a Polícia Civil.

A fiscalização da venda de bebidas alcoólicas ficará sob a responsabilidade da Coordenadoria de Gestão de Poder de Polícia Administrativa (Cogespad).

Além disso, a Polícia Civil ampliará o efetivo na Delegacia de Flagrantes (Defla) e na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), garantindo atendimento específico para mulheres, além do registro de ocorrências e levantamentos preventivos para evitar situações de risco.

O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) intensificará as inspeções nos presídios, monitorando ações que possam interferir na segurança do evento.

Bombeiros, trânsito e monitoramento

Durante o Carnaval, o Corpo de Bombeiros estará posicionado estrategicamente com equipes de resgate e combate a incêndios. Haverá vistorias preventivas no palco principal e demais estruturas do evento para evitar incidentes.

O Detran e a RBTrans serão responsáveis por interdições e sinalizações das vias de acesso ao evento, assegurando a mobilidade dos pedestres e a fluidez do trânsito.

O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) fará o monitoramento em tempo real através de câmeras, auxiliando na identificação de suspeitos e coordenando ações de segurança.

The post Carnaval 2025 em Rio Branco terá reforço de 180 agentes de segurança appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.