Agricultores de Roraima denunciam incêndios e ameaças de facções de grileiros

Agricultores de Roraima denunciam ameaças de grileiros em CPI.

Agricultores denunciaram na última segunda-feira (24) ameaças que sofreram de grileiros em Roraima durante a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). O evento é da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) e aconteceu em Rorainópolis.

Os relatos das vítimas servirão de base para a investigação. Segundo as denúncias, tudo indica a atividade de uma organização criminosa com foco em grilagem de terras rurais e urbanas em Roraima.

As autoridades presentes no encontro afirmaram o compromisso em garantir a justiça social e segurança jurídica aos pequenos agricultores. O relator da CPI, deputado Renato Silva (Podemos), confirma que o objetivo é identificar e punir as irregularidades neste ano.

“Vamos apurar todas as denúncias com responsabilidade. Nosso objetivo é concluir os trabalhos ainda este ano. Sabemos que a distribuição de terras em Roraima enfrenta grande desorganização. Investigaremos a conduta de servidores e a atuação de grandes e pequenos grileiros, pois não podemos permitir que o pequeno produtor enfrente dificuldades para trabalhar em sua própria terra”, destacou.

“Ameaçaram a gente de morte”, diz agricultor

Entre os relatos, os agricultores de Roraima relataram receber ameaça de morte e incêndios dos grileiros. Marta Valéria, representante da Associação Felicidade, denunciou casos de vandalismos na Vicinal dos Pampas.

“Em 2022 eles já derrubaram barracos, passaram por cima das plantas, arrancaram e roubaram macaxeiras. Ele e os capangas armados, e mesmo assim não desistimos”, disse Marta.

Marta Valéria, agricultora em Roraima. – Foto: Reprodução/ TV Assembleia.

Outro agricultor, Elias José da Silva, disse que as organizações criminosas estão ameaçando as famílias, visando ocupar a região.

“Depois que fomos reconhecidos pelo Incra, os grileiros começaram a pressionar a gente. Já quebraram celular, ameaçaram a gente de morte, mandaram me dar tiro se eu não entregasse o celular. Tentamos correr atrás do órgão para nos defender, mas não tem quem defenda a gente”, denunciou.

Elias José da Silva, agricultor em Roraima. – Foto: Reprodução/ TV Assembleia.

O que é grilagem?

Grilagem é a prática ilegal de apropriação de terras públicas ou privadas por meio da falsificação de documentos, como registros de propriedade, para simular a legalidade da posse.

O termo surgiu no Brasil, onde falsificadores colocavam documentos em gavetas com grilos, cujo contato e resíduos aceleravam o envelhecimento do papel, conferindo-lhe uma aparência autêntica.

Essa prática criminosa está frequentemente ligada à especulação imobiliária e ao desmatamento ilegal.

The post Agricultores de Roraima denunciam incêndios e ameaças de facções de grileiros appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.