Juiz e desembargador do Amazonas envolvidos em suposta fraude milionária na Eletrobras podem perder o cargo

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e da Corregedoria Nacional, Mauro Campbell, concedeu uma entrevista exclusiva ao Grupo Norte de Comunicação nesta quarta-feira (26). A conversa destacou o afastamento cautelar do juiz titular da Vara Única da Comarca de Presidente Figueiredo, no interior do Amazonas, Jean Carlos Pimentel dos Santos, e do desembargador do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Elci Simões de Oliveira.

A decisão ocorreu após denúncias de fraude envolvendo os magistrados do Amazonas, que teriam autorizado documentos que permitiram a retirada de quase R$ 150 milhões da Eletrobras.

A investigação teve início após a Eletrobras apontar possíveis irregularidades cometidas pelos magistrados. Segundo a denúncia, os dois teriam autorizado documentos que facilitaram a retirada de valores milionários da Eletrobras. Além disso, a Corregedoria Nacional está apurando o caso, e o afastamento cautelar determinou-se para garantir a transparência e a imparcialidade das investigações.

Juiz Jean Carlos Pimentel dos Santos e desembargador Elci Simões de Oliveira. – Foto: Reprodução/ Internet.

Durante a entrevista, o ministro Mauro Campbell destacou que a medida é preventiva e não representa um julgamento prévio.

“Não estou aqui para analisar qualquer conteúdo das ações que tramitaram no TJAM. Não fiz nenhum juízo de valor positivo ou negativo até aqui. Suspendi as atividades para que nós possamos ir a fundo na apuração“, Mauro Campbell, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e da Corregedoria Nacional.

Possíveis penas para os magistrados

Caso as acusações acabem comprovadas, os magistrados podem enfrentar penalidades severas, conforme explicou o ministro. Portanto, as possíveis penas incluem:

  • Censura: considerada uma punição intermediária, aplicada em casos de infrações menos graves.
  • Aposentadoria compulsória: quando magistrados ficam afastados por erros graves, levando em consideração o tempo de serviço prestado. Portanto, o processo é conduzido pelo INSS.
  • Perda do cargo: pode ser solicitada pelo Ministério Público Federal (MPF) em casos de irregularidades comprovadas.
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Portal Norte BR (@portalnortebr)

Campbell é o convidado do Ponto Norte

O ministro Mauro Campbell, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), é um dos convidados de destaque do Ponto Norte, novo programa do Grupo Norte de Comunicação, que lançará em março. Além disso, o programa terá exibição em todas as TVs do Grupo, com alcance nos estados do Amazonas, Roraima, Acre, Tocantins, Rondônia e Brasília.

Apresentado pela renomada jornalista Samira Benoliel, o Ponto Norte é um programa de entrevistas que promete trazer debates profundos e relevantes sobre temas atuais, trazendo uma compreensão mais ampla de questões sociais, políticas e econômicas que impactam a vida dos brasileiros, de Norte ao Sul do Brasil.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Samira Benoliel (@samirabenoliel)

The post Juiz e desembargador do Amazonas envolvidos em suposta fraude milionária na Eletrobras podem perder o cargo appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.