Chip hormonal para desempenho sexual: entenda a terapia de hormônios usada por Bolsonaro

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) revelou, em entrevista ao Léo Dias TV nesta terça-feira (25), que implantou um chip hormonal de testosterona para melhorar o desempenho sexual.

Ele afirmou que o dispositivo também contribui para aumentar a disposição e ajudar em problemas como insônia.

Bolsonaro negou o uso de viagra ou tadalafila, medicamentos populares no tratamento de impotência sexual masculina.

Bolsonaro em entrevista a Leo Dias. – Foto: Reprodução

Como funciona o chip de testosterona

Bolsonaro explicou que o implante hormonal foi inserido sob a pele na base da coluna e tem duração de cerca de seis meses.

Ele destacou que o chip “transformou” sua vida. Esses dispositivos têm ganhado popularidade no Brasil, chamando a atenção de sociedades médicas e da Anvisa.

Os chips hormonais fazem parte de uma terapia com hormônios que pode ser administrada de diferentes formas, como por via oral, injeções ou géis tópicos.

No caso dos implantes, a liberação gradual da substância ocorre ao longo de meses ou até anos, o que atrai um público em busca de praticidade.

“Tadalafila já era, agora é chip, já ouviu falar? (…) Coloquei, qual o problema? (…) Me sinto com 40 anos de idade. (…) Você com a idade vai chegando, vai tendo problemas” disse Bolsonaro.

Saiba como o chip funciona:

YouTube Video

Popularidade e Regulação dos Chips Hormonais

No Brasil, a maioria dos chips hormonais é produzida em farmácias de manipulação. O único registrado oficialmente como medicamento é o Implanon, utilizado como anticoncepcional.

Os demais, conhecidos como “chip da beleza”, prometem efeitos como aumento de massa muscular e melhor desempenho físico.

Entre os hormônios utilizados para essas finalidades estão:

  • Testosterona
  • Gestrinona
  • Oxandrolona
  • Nandrolona

Essas substâncias possuem efeito androgênico, sendo classificadas como esteroides anabolizantes.

Proibição da Anvisa para fins estéticos

Após alertas de sociedades médicas brasileiras, a Anvisa proibiu o uso de implantes hormonais para fins estéticos, melhoria de desempenho esportivo e aumento de massa muscular. O uso é permitido apenas para tratamentos médicos, como reposição hormonal.

No caso de Bolsonaro, ele não especificou se o implante é para reposição de testosterona, hormônio que costuma diminuir com a idade e pode afetar o desempenho sexual.

Riscos e Necessidade de Acompanhamento Médico

Especialistas alertam que o uso de terapia hormonal requer monitoramento médico rigoroso. O tratamento pode aumentar os riscos de:

  • Problemas cardíacos
  • Distúrbios psiquiátricos
  • Complicações hepáticas
  • Doenças renais

O crescente interesse por chips hormonais no Brasil ressalta a importância de um uso responsável e acompanhamento médico adequado.

The post Chip hormonal para desempenho sexual: entenda a terapia de hormônios usada por Bolsonaro appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.