8 de janeiro: PGR pede arquivamento de inquérito contra governador do DF; veja os motivos

PGR faz pedido que pode favorecer Ibaneis.

Uma decisão da Procuradoria-Geral da República (PGR) pede arquivamento de um inquérito que investiga o governador do Distrito Federal (DF), Ibaneis Rocha, por omissão no impedimento dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. 

O procurador-geral da república, Paulo Gonet, salientou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que os fatos relatados até então não são suficientes para continuar com as investigações ao governador do DF.

Gonet comentou sobre ações realizadas por Ibaneis. “Compareceu voluntariamente à sede da Polícia Federal e, com consentimento para acesso amplo, enviou dois aparelhos celulares que se encontravam em sua posse”, disse. 

Além disso, o procurador relatou que cópias de documentos que repudiavam ataques e pediam ajuda da Força Nacional foram encontrados. O conteúdo será analisado pelo ministro Alexandre de Moraes, que é relator do caso. 

Alinhamento 

A manifestação da PGR segue deliberação feita em fevereiro de 2024 pelo Ministério Público Federal (MPF). À época, o órgão arquivou o inquérito civil contra o governador.

O ex-ministro da Justiça e Segurança Pública do governo Bolsonaro, Anderson Torres, e a cúpula da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) também foram favorecidos pela decisão.

Foco em resolução

Apesar dos pedidos, investigações que tratam de preservar o Estado aparentam possuir rigor. No último dia 18, a procuradoria denunciou Bolsonaro e outras 33 pessoas. A acusação aponta participação em esquema para abolir violentamente o Estado Democrático de Direito e integrar uma organização criminosa.

The post 8 de janeiro: PGR pede arquivamento de inquérito contra governador do DF; veja os motivos appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.