Concursos públicos: senadora propõe reconhecimento de dupla graduação em prova de títulos; entenda

Damares Alves quer dupla graduação em prova de títulos.

Um projeto trabalhado no Senado Federal prevê que dupla graduação tenha reconhecimento em provas de títulos de concursos públicos. 

Prova de títulos de concursos públicos pode ser alterada. Foto: Arquivo/ Agência Brasil

A proposta é da senadora Damares Alves (Republicanos-DF), que estabelece que diplomas de graduação, de segunda graduação, de especialização, de mestrado e de doutorado, entre outros, poderão pontuar nesta etapa do processo.

“Não é justo que uma pós-graduação com carga horária de 340 horas-aula tenha seu valor reconhecido, enquanto uma graduação acadêmica, com carga horária entre 2.400 horas e 7.200 horas, não seja considerada para pontuar”, afirma. 

Atenção nos voluntários 

A parlamentar também visa com o projeto garantir que trabalhos voluntários sejam reconhecidos como títulos. Neste caso, a prestação desse tipo de serviço, desenvolvido por pessoas físicas a entidades públicas de qualquer natureza ou a instituições privadas sem fins lucrativos pode ser valorizado. 

“Precisamos valorizar e incentivar os milhares de voluntários em todo o Brasil, garantindo que, como recompensa, estes voluntários recebam uma pontuação nas avaliações de títulos para os concursos públicos federais, demonstrando assim a importância do serviço voluntário no Brasil”, argumenta. 

A senadora afirma que o Brasil possui “milhares” de voluntários que dedicam o tempo à pessoas em situação de vulnerabilidade. 

Como funciona a prova de título? 

Atualmente, a Lei 14.965, que dispõe sobre as normas gerais relativas a concursos públicos, estabelece que a avaliação por título tem por base conhecimentos, habilidades e competências para desempenho das atividades do cargo pretendido. 

Apesar disso, a senadora aponta que quando os editais dos certames são publicados, “as Comissões Organizadoras não consideram a segunda graduação acadêmica como pontuação para avaliação de títulos”. 

Prazo MPU

As inscrições para o concurso do Ministério Público da União (MPU) encerram nesta quinta-feira (27), às 16h, pelo site da Fundação Getúlio Vargas (FGV). 

São 172 vagas para os cargos de técnico e analista, com salários de R$ 8.529,65 e R$ 13.994,78, respectivamente. 

The post Concursos públicos: senadora propõe reconhecimento de dupla graduação em prova de títulos; entenda appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.