Pela primeira vez na história, um procedimento odontológico foi realizado em um paciente humano por um robô. O “dentista do futuro” controlado por inteligência artificial foi criado pela norte-americana Perceptive, e realizou o preparo de um dente para receber uma coroa dentária cerca de oito vezes mais rápido do que um profissional humano.
Entenda:
- A norte-americana Perspective criou um robô dentista controlado por IA – e ele já realizou seu primeiro procedimento odontológico em um humano: um preparo para coroa dentária;
- Geralmente, o procedimento leva duas horas e é dividido em duas consultas, mas o robô finalizou tudo em 15 minutos;
- Um scanner portátil cria modelos 3D detalhados da boca e permite que o robô substitua os raios X pela tomografia de coerência óptica (OCT);
- Um dentista humano discute os detalhes do procedimento com o paciente, e, depois, o robô entra em ação;
- A tecnologia ainda não foi aprovada pela Food and Drug Administration (FDA), e a Perceptive não estabeleceu um cronograma de lançamento.

O sistema usa um scanner portátil para criar modelos 3D detalhados da boca, substituindo a necessidade dos raios X pela tomografia de coerência óptica (OCT) – que usa feixes de luz para construir os modelos. A empresa explica que, antes do procedimento, os pacientes discutem os detalhes com um dentista humano, e depois o robô bota as mãos na massa.
Leia mais:
- Fim dos implantes? Novo medicamento promete regenerar dentes em humanos
- Os homens das cavernas tinham dentes retos (e sem usar aparelho)
- Análise de dentes de dinossauros reescreve história de parte da América do Sul
Robô dentista realizou procedimento de 2 horas em 15 minutos
Para realizar o procedimento da coroa dentária – que, de acordo com a Perspective, geralmente leva duas horas e é dividido em duas consultas -, o robô dentista levou cerca de 15 minutos. A empresa também destaca que, até o momento, todos os testes de simulação com humanos em movimento foram bem-sucedidos.

“Estamos entusiasmados em concluir com sucesso o primeiro procedimento odontológico robótico totalmente automatizado do mundo. Este avanço médico aumenta a precisão e a eficiência dos procedimentos odontológicos e democratiza o acesso a melhores cuidados, para melhor experiência do paciente e resultados clínicos”, diz Chris Ciriello, CEO e fundador da Perceptive.
Entretanto, a implementação da tecnologia ainda deve levar alguns anos, já que o robô ainda não foi aprovado pela Food and Drug Administration (FDA) e a Perceptive não estabeleceu um cronograma de lançamento.
O post Você aceitaria ser atendido por um robô dentista? Tecnologia já é realidade apareceu primeiro em Olhar Digital.