Autuações de veículos pesados em locais proibidos crescem 174% em Manaus

Autuações de veículos pesados em locais proibidos crescem em Manaus

Em 2024, Manaus registrou um aumento expressivo nas autuações envolvendo veículos pesados transitando em locais e horários não permitidos.

Conforme o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), as infrações cresceram 174% em comparação com 2023.

Enquanto no ano anterior foram contabilizadas 202 autuações, em 2024 esse número saltou para 554.

Fiscalização

De acordo com o órgão, a ação visa, sobretudo, prevenir acidentes de trânsito nas vias da cidade, garantindo maior segurança para pedestres e condutores.

A fiscalização rigorosa está sendo utilizada pelos órgãos de mobilidade urbana para coibir práticas ilegais e reduzir os riscos associados à circulação de veículos pesados em áreas e horários restritos.

Autuações de veículos pesados em Manaus

Apenas no ano passado, a aplicação de multas em veículos pesados trafegando de forma irregular somou 404 registros.

Por transitar em horário não permitido, foram 46 autuações; e, por fim, as multas por trafegar em locais não permitidos somaram 101 autuações.

Autuações de veículos pesados em Manaus – Foto: Divulgação / Semcom

“Fiscalizar o tráfego de caminhões é uma medida essencial para reduzir congestionamentos e aumentar a segurança nas vias mais movimentadas da cidade, especialmente em horários de pico”, afirmou o vice-presidente de Trânsito do IMMU, Lêda Junior.

Para intensificar essas ações, a presença de agentes de trânsito nas ruas aumentou e ganhou o reforço do uso de tecnologia, como câmeras de monitoramento, para identificar e coibir irregularidades.

Além disso, campanhas educativas estão sendo realizadas para conscientizar os motoristas sobre a importância de respeitar as normas de circulação de veículos pesados.

Zona Máxima de Restrição

Uma das principais ações para controlar o tráfego de veículos pesados em Manaus é a aplicação da Zona Máxima de Restrição.

A medida proíbe a circulação desses veículos em importantes avenidas, como Mário Ypiranga Monteiro, Djalma Batista, Constantino Nery, Paraíba, Umberto Calderaro, e mais dez vias na área central da cidade.

Restrições

As restrições variam de acordo com o Peso Bruto Total (PBT) dos veículos. Caminhões com PBT acima de oito toneladas não podem circular das 6h às 9h e das 17h às 20h.

Já os veículos com PBT acima de 16 toneladas têm a circulação proibida entre 9h e 17h.

Autuações de veículos pesados em Manaus – Foto: Divulgação / Semcom

Essas regras valem de segunda a sexta-feira, com o objetivo de aliviar o fluxo de trânsito, especialmente nos horários de pico.

Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar com veículos que excedam os limites de peso ou dimensões permitidos é considerado uma infração grave. Essa infração gera cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), multa no valor de R$ 195,23 e a retenção do veículo até a regularização.

Autorização Especial de Tráfego

Em casos excepcionais, alguns veículos podem obter autorização circular fora dos horários estabelecidos.

A Autorização Especial de Tráfego (AET) deve ser solicitada por empresas transportadoras ou proprietários de veículos pesados diretamente no setor de Atendimento do IMMU, localizado na avenida Urucará, nº 1.180, bairro Cachoeirinha, zona Sul, no horário das 8h às 14h.

Os pedidos são avaliados pela Diretoria de Engenharia do IMMU, que decidirá pela aprovação ou não da solicitação.

A AET tem prazo de validade e deve ser renovada assim que expirar. Por fim, o órgão reforça a importância do cumprimento das regras para evitar penalidades e garantir a segurança no trânsito.

The post Autuações de veículos pesados em locais proibidos crescem 174% em Manaus appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.