‘Levar o nome do Amazonas para o mundo’: jovem do AM brilha em Olimpíada de Física nos EUA

Representando o Amazonas e a Escola Estadual Maria Calderaro, em Presidente Figueiredo, a estudante Maria Eduarda Alves de Araújo, de 17 anos, conquistou a medalha de prata na Olimpíada Internacional de Física e Astronomia Copernicus, realizada em Houston, Texas, nos Estados Unidos (EUA). Além da medalha, Maria Eduarda alcançou o 3º lugar no ranking global, um feito inédito para a região.

“Conquistar esse resultado foi uma validação do meu esforço e dedicação. Mais do que uma vitória pessoal, vejo isso como um incentivo para outros jovens, especialmente aqueles que, como eu, enfrentam adversidades. Foi muito gratificante levar o nome do Amazonas para o mundo.”, relata a estudante.

A competição, realizada de 5 a 10 de janeiro, reuniu estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio de diversas partes do mundo, incentivando a imersão nas áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

Além da olímpiada, a aluna também participou de visitas técnicas em planetários, museus, observatórios e o Space Center de Houston, além de assistir palestras com astrônomos.

Além do que é ensinado na escola

Maria Eduarda acredita que a base para seu sucesso foi construída tanto nos estudos escolares quanto na disciplina que manteve em casa.

“O ensino na escola onde estudo tem suas limitações, como acontece em muitas instituições públicas, mas sempre procurei tirar o máximo proveito das oportunidades que surgiram; Grande parte do meu aprendizado vem do estudo em casa. Sempre fui muito disciplinada e determinada a ir além do conteúdo ensinado em sala de aula. Pesquiso bastante por conta própria, uso livros, materiais online, simulados e vídeos educativos.”, explica a jovem.

Olímpiada de Física e Astronomia nos Estados Unidos

A trajetória até a Olimpíada Internacional de Física e Astronomia Copernicus, realizada nos EUA, foi resultado de um longo caminho de dedicação e perseverança. Participando de diversas competições nacionais e internacionais, a estudante aprendeu a buscar lugares mais altos, transformando cada conquista em um degrau rumo a objetivos maiores.

Chegar a Houston, no entanto, não foi tarefa fácil. A jovem contou com o apoio de familiares, professores e até de políticos locais, que ajudaram a viabilizar a viagem. Ao relembrar a conquista do 3º lugar mundial, Maria Eduarda descreveu o momento como único.

“Conquistar esse resultado foi uma validação do meu esforço e dedicação. Mais do que uma vitória pessoal, vejo isso como um incentivo para outros jovens, especialmente aqueles que, como eu, enfrentam adversidades. Foi muito gratificante levar o nome do Amazonas para o mundo.”, relata a estudante.

A vitória de Maria Eduarda é um marco para o Amazonas e demonstra que a determinação, o estudo e o apoio adequado podem romper barreiras e destacar talentos no cenário internacional. Com os olhos no futuro, a jovem compartilha seus planos.

“Eu tenho muita vontade de seguir uma carreira na área de física ou astrofísica. Quero trabalhar em algo que me desafie e que ao mesmo tempo contribua para o avanço da ciência e inspire outras pessoas a sonharem grande.“, conclui Maria Eduarda.

Jovem representou o Amazonas na Olimpíada Internacional de Física e Astronomia Copernicus. – Foto: Arquivo Pessoal.

The post ‘Levar o nome do Amazonas para o mundo’: jovem do AM brilha em Olimpíada de Física nos EUA appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.