110V ou 220V? Saiba o que fazer quando um dispositivo queima devido à voltagem errada

Seja na hora da compra de um produto ou na quando você vai mudar de cidade ou estado, é preciso ficar atento para não se confundir com a tensão elétrica. Afinal, um dispositivo (eletrônicos, eletroeletrônicos e eletrodomésticos) pode ser queimado ao ser ligado na voltagem errada. Geralmente, isso acontece nos casos em que as pessoas conectam um aparelho de 110/127V em uma tomada 220V.

Mas se a conexão for ao contrário, será que os riscos são os mesmos? E, afinal, por que um aparelho queima se ligado na voltagem errada? Após a queima, o que devo fazer primeiro? Retirá-lo da tomada? Confira tudo isso e quais cuidados tomar para evitar maiores prejuízos.

Por que um eletrodoméstico queima se ligado na voltagem errada?

Se você ligar um aparelho de 110/127V em uma tomada de 220V, há uma grande chance de que ele seja danificado — se não imediatamente, então com o uso contínuo, pois a tomada não suportará a corrente elétrica excessiva. Nesse caso, isso ocorre porque o aparelho em questão precisava de uma tensão menor.

Conversor de tensão vermelho e preto para aumentar e diminuir, 110V para 220V
Conversor de tensão para aumentar e diminuir, 110V para 220V, com espaço para texto (Reprodução: Kenny/Shutterstock)

Por outro lado, se você conectar um dispositivo 220V em uma tomada 110/127V, o que pode ocorrer é o funcionamento com uma potência ou rendimento baixo.

Isso acontece porque a demanda de corrente de um aparelho de 220V é menor, e ao ser conectado em uma tomada 110/127V, ele continuará puxando menos corrente ainda, fazendo com que o equipamento perca metade de sua potência. Dessa forma, seu dispositivo não usará seus componentes da forma correta para qual foi projetado e, consequentemente, pode ser danificado.

Leia mais

  • O que é nobreak e por que usar um?
  • 7 aparelhos que você nunca deve conectar na extensão
  • É perigoso conectar vários eletrônicos em uma única tomada?

Ligou na tomada errada? Veja o que fazer após eletrônicos queimarem devido às voltagens elétricas

Como mencionamos acima, o cenário em que seu dispositivo pode ser queimado ao ser ligado na voltagem errada é quando se conecta um aparelho 110/127V em uma tomada de tensão mais alta de 220V. Quando essa sobrecarga elétrica acontece, seu aparelho pode apresentar sinais de alerta, como fumaça, faíscas, fogo ou explosões.

Chaleira elétrica em chamas. Chaleira elétrica para chá pegou fogo sobre a mesa. A chaleira elétrica derreteu devido a um curto-circuito na fiação elétrica. Corrente elétrica sobrecarregada ou curto no dispositivo.
Chaleira elétrica derretida devido a um curto-circuito na fiação elétrica (Reprodução: Maksim Safaniuk/Shutterstock)

Dessa forma, a primeira coisa a se fazer é parar imediatamente de usar o seu dispositivo (eletrônicos, eletroeletrônicos e eletrodomésticos). Em seguida, desligue o disjuntor correspondente na caixa de disjuntores e desconecte o equipamento da tomada. Para consertar o equipamento, é importante levá-lo a um profissional adequado.

É importante ressaltar que incêndios elétricos não podem ser apagados com água, pois o líquido é um condutor de eletricidade e pode provocar um choque. O mais adequado seria utilizar um extintor de classe C, caso detenha um por perto. Do contrário, retire todas as pessoas do local e chame o corpo de bombeiros pelo telefone 193.

O que faz um aparelho queimar?

Voltagem inadequada, alteração na tensão, falha no aterramento, e fiação antiga são os fatores mais comuns.

O post 110V ou 220V? Saiba o que fazer quando um dispositivo queima devido à voltagem errada apareceu primeiro em Olhar Digital.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.