Bombeiros que atuaram em apoio ao Rio Grande do Sul são homenageados

Fotos: Roberto Zacarias/Secom

Mais de 3 mil pessoas e 500 animais foram resgatados pelo efetivo catarinense

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizou na manhã desta quinta-feira (13) uma solenidade em homenagem aos profissionais que participaram das Forças-Tarefas em apoio à população durante a tragédia climática no Rio Grande do Sul, desde o dia 1º de maio. A cerimônia foi no Centro de Ensino do Corpo de Bombeiros Militar, em Florianópolis.

O governador Jorginho Mello entregou medalhas, equipamentos, um ônibus que foi doado pela Universidade do Estado (UDESC) e prestigiou a promoção de oficiais e praças, além da formatura de Bombeiros Comunitários Músicos.

 

“É com muita alegria que vim aqui agradecer e dar um abraço em cada um dos bombeiros que não pouparam esforços para salvar as vidas dos nossos irmãos gaúchos. Eles fizeram um trabalho de excelência junto com outros agentes das nossas forças de segurança. Essa homenagem de hoje é uma forma de o governo agradecer não só os nossos bombeiros, mas também aos policiais civis e militares, peritos da Polícia Científica, profissionais da Celesc e Casan, Defesa Civil e Assistência Social”, destacou o governador Jorginho Mello.

“É um momento de muita gratidão e reconhecimento aos serviços prestados pelos nossos bombeiros lá no Rio Grande do Sul. Centenas de vidas foram salvas por nossas equipes e isso nos enche de orgulho. Meus parabéns também aos demais agraciados pelas promoções. São homens e mulheres que se dedicam para proteger o cidadão catarinense. Hoje também estamos entregando equipamentos e fardamentos”, disse o comandante-geral da corporação, coronel BM Fabiano Bastos das Neves.

Além da presença da Banda de Música Oficial do CBMSC, o evento foi marcado pelo desfile da tropa e pelo tradicional banho de batismo aos promovidos, no final da solenidade.

Binômios seguem atuando nas buscas

Na última segunda-feira (10), três binômios – dupla formada entre bombeiro militar e cão de busca – retornam ao Rio Grande do Sul para seguir atuando nas buscas por vítimas das enxurradas e deslizamentos ocasionados pelas fortes chuvas que assolaram o estado vizinho desde o final de abril. Todos possuem certificado nacional para atuar em ocorrências de busca por pessoas vivas e por restos mortais

O cabo Jean com a cadela Ilha (Florianópolis), o sargento De Souza com a cadela Zaara (Blumenau) e o cabo Kull e o cão Nick (Itapema) atuam em Lajeado, no Vale do Taquari, sob comando do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS).

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBVonline em primeira mão

Desde quando foram autorizados pelo governo do Estado a se deslocar para o RS, bombeiros militares catarinenses salvaram 3.051 pessoas e 560 animais. Além disso, encontraram 19 vítimas em óbito, sendo que 3 delas foram encontrados graças ao indispensável trabalho dos cães.

Desde o dia 1º de maio foram empenhados mais de 147 bombeiros militares, 14 cães de busca, 48 viaturas, 40 embarcações, 19 motores de popa, 2 caminhões, 01 APC, 01 mini-escavadeira,01 quadriciclo, drones e equipamentos para busca e resgate em áreas inundadas e em deslizamentos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.