Araguaína registra primeira morte por Covid-19 após 10 meses: contágio aumenta na cidade

Araguaína registrou, ainda nesta semana, o primeiro óbito por Covid-19 após 10 meses sem morte em decorrência da doença. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, uma paciente de 70 anos veio a óbito depois de ficar 10 dias internada; ela não estava com a vacinação em dia.

Além disso, a vítima também apresentava outras doenças, que agravaram a condição. A Secretaria Municipal de Saúde fez um alerta para a população, em meio ao crescimento de casos de Covid-19 que estão acontecendo no município.

Primeiro óbito por Covid de 2025

A Prefeitura de Araguaína registrou, ainda esta semana, a primeiro óbito por Covid-19 após 10 meses sem morte em decorrência da doença. Desde março de 2024, o município não registrava mortes por Covid. A vítima, uma senhora de 70 anos, além de não estar com toda a vacinação em dia, também apresentava outras doenças que agravaram a condição.

A paciente ficou internado por 10 dias, mas, infelizmente, não resistiu e veio a óbito. A secretária da Saúde de Araguaína, Ana Paula Abadia, alertou sobre os perigos da doença para as pessoas com outras comorbidades ou que não estão com a vacinação em dia.

A infecção por Covid-19 costuma ter um impacto maior em pessoas de idade mais avançada. As comorbidades, como diabetes e problemas cardíacos, tendem a aumentar a vulnerabilidade do paciente, resultando em casos mais graves e até na morte. Por isso é preciso seguir os protocolos de imunização e as recomendações do Ministério da Saúde para evitar o aumento no número de casos

Ana Paula Abadia, secretária da Saúde de Araguaína

Outro alerta para a cidade é sobre o crescimento de casos da doença. Desde o início do ano, o município já registrou 83 casos de Covid-19. A secretária de Saúde orienta a população a seguir algumas precauções para que não haja outro surto da doença em Araguaína.

Apesar de algumas pessoas apresentarem sintomas leves, é de extrema importância que o paciente siga o esquema vacinal e, em caso de contágio, cumpra o isolamento para evitar a transmissão. Além disso, deve-se manter o uso de máscara, higienização das mãos com água e sabão ou álcool 70%, e a ventilação, limpeza e desinfecção adequada de ambientes. Recomenda-se ainda que, mesmo após o término do isolamento, o paciente use a máscara por 10 dias

Ana Paula Abadia, secretária da Saúde de Araguaína

Atendimento e vacinação

A Vigilância Epidemiológica de Araguaína relembra à população que, caso sintomas como tosse, dor de garganta, coriza, dor de cabeça e problemas no olfato ou no paladar começem a aparecer, é preciso procurar uma das 22 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade.

Para casos mais graves, com febre alta e dificuldade para respirar, a recomendação é procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para adultos e o Pronto de Atendimento Infantil (PAI) no caso de crianças.

A vacinação contra a Covid-19 é recomendada, segundo o Ministério da Saúde, para crianças a partir dos seis meses até menores de cinco anos, idosos, gestantes, puérperas, imunocomprometidos, portadores de doenças crônicas, deficientes permanentes, pessoas em situação de rua, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional, indígenas, ribeirinhos e quilombolas, conforme um protocolo específico para cada condição de saúde.

Toda a população pode e deve se vacinar contra a Covid-19. Em Araguaína, os imunizantes estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde. Ainda, é necessário relembrar que de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), as vacinas disponíveis contra Covid-19 são eficazes para evitar o agravamento da doença, hospitalização e óbitos.

Mesmo imunizado, os riscos de infecção da Covid-19 ainda existem, uma vez que o vírus pode sofrer mutações. O mesmo acontece com a vacinação da gripe comum, a pessoa vacinada ainda tem chances de contrair gripe, pois o vírus se transformou.

Mais informações podem ser encontradas através deste link.

The post Araguaína registra primeira morte por Covid-19 após 10 meses: contágio aumenta na cidade appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.