20 anos do YouTube: quantos vídeos existem na plataforma? Descubra esse e outros segredos

O YouTube completa 20 anos nesta sexta-feira (20). Embora faça parte dos nossos cotidianos e seja o segundo site mais acessado do mundo (atrás apenas do seu próprio dono, o Google), sabemos pouco sobre o funcionamento da plataforma.

Por exemplo, você já se perguntou quantos vídeos estão disponíveis por lá? Quantas pessoas acessam a rede social todos os dias? De quais países? O Google sabe disso, mas não tem costume de divulgar esses dados.

Um estudo revelou alguns desses segredos guardados a sete chaves. Ethan Zuckerman, diretor da Iniciativa para Infraestrutura Pública Digital na Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, criou um programa que pode desvendar quantos vídeos existem no YouTube.

Na lista de sites mais acessados do mundo, YouTube só perde para o Google (Imagem: Photo Agency/Shutterstock)

O que sabemos sobre o YouTube?

Pouco.

O CEO do YouTube, Neal Mohan, tem uma tradição de divulgar uma carta anual com algumas das tendências para a plataforma, inclusive relatando números. Na carta desse ano, descobrimos que cidadãos estadunidenses estão vendo mais vídeos na televisão do que nos celulares (o Olhar Digital reportou aqui) e que a IA é uma “aposta” para 2025.

Zuckerman resolveu descobrir um dos grandes mistérios da plataforma: quantos vídeos existem por lá?

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Resposta é difícil

Obviamente, a resposta não foi fácil. Zuckerman lembrou que não há uma maneira fácil de obter uma amostragem aleatória de vídeos para análise, porque o próprio algoritmo do YouTube não é imparcial. Ou seja, selecionar uma determinada quantidade de vídeos para começar a pesquisa já algo bastante tendencioso.

Para resolver esse problema (na medida do possível), o pesquisador e sua equipe projetaram um programa de computador que coleta vídeos de forma aleatória e testa bilhões de URLs por vez.

Funciona assim:

  • As URLs do YouTube têm um formato padrão: começam com “youtube.com/watch?v=” e terminam com uma sequência de 11 caracteres (letras e números);
  • O programa de computador gerou combinações de 11 caracteres aleatórios e verificou se há algum link correspondente àquele resultado. Basicamente, ele inventou uma URL e pesquisou se há algum vídeo real com aquele endereço;
  • Quando o programa encontra um resultado para o link “inventado”, baixa o vídeo.

Mas há um problema. Em entrevista à BBC, Zuckerman explicou que a combinação de 11 caracteres resulta em 18,6 quintilhões de potenciais URLs. Para encontrar os primeiros 10.016 vídeos existentes no YouTube através de “adivinhação” de combinação, foram necessárias 18 trilhões de tentativas, com uma média de 1,87 bilhões de erros para um único vídeo real.

Logo do YouTube ao fundo e desfocado, com uma mão segurando um controle remoto à frente
Em carta aberta, CEO da plataforma deu detalhes sobre as apostas para 2025 (Imagem: Funstock/Shutterstock)

Quantos vídeos existem no YouTube?

Há cerca de 20 anos, quando o Google queria promover o YouTube, divulgava números. Em 2006, a empresa revelou que cerca de 65 mil vídeos eram enviados todos os dias, mais de 500 horas enviadas por minuto.

O estudo revelou dados mais atuais: a equipe calculou que, em 2022, seriam cerca de nove bilhões de vídeos na plataforma. Em 2024, esse número chegaria a 14,8 bilhões. Vale lembrar que esse valor não necessariamente corresponde à quantidade real de vídeos no YouTube, mas nos dados resultantes do programa de computador que explicamos acima. A resposta real permanecerá um mistério.

A pesquisa foi um passo além: selecionou uma amostragem dos vídeos e fez seres humanos reais analisá-los. Com base nessa amostra, eles revelaram que:

  • Apenas 0,21% dos vídeos apresentavam algum tipo de monetização, patrocínio ou propaganda;
  • Menos de 4% incluía uma chamada para ação, como o famoso “se inscreva no canal” ou “dê o seu like”;
  • 38% dos vídeos passou por algum tipo de edição e mais da metade tinham filmagens “trêmulas”;
  • Apenas 18% tinham som de alta qualidade. A qualidade variou quase 85% do tempo nos vídeos;
  • Mais de 40% tinha apenas música, sem nenhuma fala. Cerca de 16% dos vídeos analisados tinham apenas imagens estáticas.
  • O número médio de um vídeo no YouTube é 41 visualizações. Apenas 4% dos vídeos na plataforma não foram assistidos nenhuma vez;
  • Cerca de 74% dos vídeos não têm comentários. Cerca de 89% não têm curtidas;
  • A duração média dos vídeos é de 64 segundos. Mais de um terço tem menos de 33 segundos.
Fachada do Google
YouTube pertence ao Google (Imagem: RYO Alexandre/Shutterstock)

Por que o Google não divulga informações do YouTube?

Especialistas consultados pela BBC acreditam que a falta de informações fornecidas pelo Google é um problema, porque um dos maiores players da internet está operando praticamente no escuro. E não é que o Google não saiba… ele só não divulga.

Isso é proposital. Para Paul Barrett, vice-diretor do Stern Center for Business and Human Rights da New York University, é do interesse da empresa não destacar o quão grande o YouTube é. “O Google não quer ser visto como tão influente quanto realmente é”, afirmou.

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