Mulheres usam boxe para combater sedentarismo e melhorar a saúde em Manacapuru

Mulheres realizam aula de boxe gratuitas em Manacapuru

No município de Manacapuru, interior do Amazonas, um grupo de mulheres tem descoberto no boxe uma forma dinâmica e eficaz de combater o sedentarismo e melhorar a saúde física e mental.

A prática, que vai além de um simples exercício físico, tem se tornado uma verdadeira terapia para as participantes, que buscam uma alternativa à musculação tradicional.

A prática do esporte, por meio de um projeto social em Manacapuru, foi destaque no episódio do quadro “Nossa Cidade, Nosso Futuro”, exibido pela TV Norte Amazonas nesta quarta-feira (26).

Mulheres realizam aula de boxe gratuitas em Manacapuru

As aulas, gratuitas e realizadas no Centro de Manacapuru, no complexo Riachuelo, têm atraído cada vez mais alunas.

Mulheres realizam aula de boxe gratuitas em Manacapuru
Mulheres aderem ao boxe em Manacapauru – Foto: Reprodução/TV Norte Amazonas

Entre elas está a esteticista Anne Santana, que há 10 anos faz musculação, mas começou a praticar o esporte há 15 dias e já sente as diferenças e os benefícios.

“Além de ser uma terapia psicológica, é uma terapia física. Confesso que estou há pouco tempo, mas me sinto muito bem, tanto para minha ansiedade quanto para questões físicas”, relatou.

Projeto

O projeto é liderado por Iraúna Andrade, professor de boxe e atleta profissional de MMA. Ele explica que a iniciativa nasceu de um desejo pessoal de promover saúde e bem-estar por meio do esporte.

Iraúna Andrade, idealizador e professor do projeto de boxe – Foto: Reprodução/TV Norte Amazonas

“É um projeto que Deus tocou no meu coração. Apesar de ser atleta profissional, resolvi fazer isso para cuidar da saúde física das pessoas. Isso foi muito importante para mim, e agora tento passar isso adiante na luta contra o sedentarismo”, destacou.

Benefícios da pratica do boxe

O boxe, modalidade olímpica, tem ganhado destaque não apenas como esporte de combate, mas também como uma ferramenta poderosa para a autodefesa e a melhoria da qualidade de vida.

Aulas de boxe – Foto: Reprodução/TV Norte Amazonas

Além de queimar entre 400 e 800 calorias em uma aula de uma hora, a prática ajuda a fortalecer o sistema cardiovascular, melhora a coordenação motora e aumenta a resistência física.

Outro benefício está no impacto positivo na saúde mental. Durante a prática, o corpo libera endorfina, hormônio responsável pela sensação de prazer e bem-estar, além de reduzir os níveis de cortisol, associado ao estresse.

Para muitas mulheres, o boxe tem se tornado uma válvula de escape para as pressões do dia a dia.

Veja a reportagem completa:

YouTube Video

Com o crescimento da procura pela modalidade, o projeto tem se consolidado como uma importante iniciativa de inclusão social e promoção da saúde em Manacapuru. Para as participantes, o boxe não é apenas um esporte, mas uma forma de empoderamento, autoconfiança e superação.

Município de Manacapuru

O município de Manacapuru, conhecido como princesinha do Solimões, fica localizado a 100 quilômetros de Manaus, no Amazonas.

O nome da cidade tem origem em sua localização às margens do rio Solimões e remonta a uma antiga aldeia do grupo indígena Mura, que se estabeleceu na região.

Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade tem mais de 101 mil habitantes, sendo a terceira mais populosa do estado, ficando atrás apenas de Itacoatiara.

O município é conhecido por seus atrativos culturais e belezas naturais. Entre eles está o tradicional Festival de Cirandas de Manacapuru, que atrai anualmente a comunidade, turistas e brincantes.

The post Mulheres usam boxe para combater sedentarismo e melhorar a saúde em Manacapuru appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.