Conheça Geddy, a simpática cadelinha que pode mudar a Medicina

Geddy, uma pequena terrier, teve uma vida longa e cheia de amor apó ser resgatada no Mississippi, onde foi abandonada durante uma perseguição de carro. Ela foi adotada na Pensilvânia, mas, no verão passado, começou a ter convulsões.

Após uma avaliação, exames revelaram a presença de um tumor no lobo frontal direito do cérebro, e suspeitou-se de um glioma, um tipo de tumor cerebral agressivo. O dono de Geddy decidiu explorar todas as opções, incluindo a possibilidade de cirurgia.

Em setembro, Geddy foi submetida a uma cirurgia inovadora, tornando-se o primeiro cão a passar por um procedimento cerebral utilizando tecnologia de realidade aumentada e ressecção guiada por infravermelho em tempo real, segundo a Universidade da Pensilvânia.

A equipe cirúrgica altamente especializada, composta por especialistas da Penn Vet e da Perelman School of Medicine, usou diversas ferramentas avançadas para garantir a remoção precisa do tumor.

Isso incluiu o uso de um corante especial que ilumina as células cancerígenas, neuronavegação em realidade aumentada e ultrassom intraoperatório para guiar os cirurgiões durante a operação.

Leia mais:

  • Cães são afetados pelo estado emocional do dono, diz estudo
  • Eu já sabia! Brincar com o cachorro diminui o stress, indica estudo
  • “Olhar de cachorrinho” não é feito apenas para agradar humanosiência?
Uma imagem de ressonância magnética revela o tumor no cérebro de Geddy – Imagem: Universidade da Pensilvânia

Cirurgia bem-sucedida

  • A cirurgia foi bem-sucedida e, no dia seguinte, Geddy já estava acordada e encantando sua equipe de atendimento.
  • Após a operação, ela foi medicada para controlar a inflamação e prevenir convulsões, e sua recuperação foi surpreendente.
  • Uma ressonância magnética realizada algumas semanas depois não indicou sinais de recrescimento do tumor.

O caso de Geddy representa a convergência da medicina humana e veterinária, oferecendo novos insights para o tratamento de gliomas tanto em cães quanto em seres humanos.

Ela será reavaliada em março, e os resultados dos testes genéticos podem proporcionar avanços adicionais no tratamento de tumores cerebrais. Este caso exemplifica o potencial da colaboração entre as duas áreas da medicina, trazendo esperança para animais de estimação e humanos.

O post Conheça Geddy, a simpática cadelinha que pode mudar a Medicina apareceu primeiro em Olhar Digital.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.