
Após o “apagão” de quarta-feira (2), moradores de Manaus relatam problemas no abastecimento de água em várias regiões da cidade. Além da capital amazonense, mais cinco municípios passaram a noite de ontem no escuro.
O fornecimento de energia foi interrompido por volta das 22h e, segundo a Amazonas Energia, começou a ser restabelecido gradativamente por volta das 22h45. Apesar disso, os moradores da capital começaram a enfrentar um novo problema: a água.
Por conta do “apagão”, o fornecimento de água em Manaus começou a sofrer oscilações. A empresa Águas de Manaus, responsável pelo abastecimento, disse que a falta de energia afetou “todo o sistema de tratamento e distribuição”.
Confira nota:
A Águas de Manaus informa que, devido ao apagão de energia elétrica ocorrido na cidade na noite de quarta-feira (2), todo o sistema de tratamento e distribuição de água da cidade foi impactado. Todas as regiões de Manaus podem apresentar oscilações ou falta d’água.
O serviço de energia elétrica já foi restabelecido e abastecimento de água segue em normalização gradativa.
Por que teve “apagão” em Manaus?
Em nota, a Amazonas Energia indicou que o apagão originou-se no “Sistema Interligado Nacional (SIN)”, rede que conecta as usinas geradoras de energia, linhas de transmissão e subestações em todo o Brasil.
Em outras palavras, ele permite que a energia gerada em uma região seja enviada para outra, ajudando a evitar apagões e garantindo que, mesmo se houver problemas em um local, o país continue recebendo energia de forma estável.
Essa integração é administrada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e é crucial para manter a confiabilidade do fornecimento elétrico em todo o país.
The post Abastecimento de água em Manaus é afetado por apagão; confira situação atual appeared first on Portal Norte.