
Nesta segunda-feira (7), milhares de estudantes da rede pública de ensino médio que fazem parte do CadÚnico recebem um depósito extra de R$ 200.
O valor é referente ao incentivo do programa Pé-de-Meia, criado pelo Governo Federal para apoiar financeiramente jovens de baixa renda e estimular a permanência escolar.
O pagamento contempla os estudantes que já confirmaram a matrícula no ano letivo de 2025 e será feito de forma escalonada, conforme o mês de nascimento do aluno. Neste lote, o valor será creditado para os nascidos em novembro e dezembro.
Como será feito o depósito dos R$ 200?
O valor de R$ 200 será depositado em contas poupança digitais abertas automaticamente pela Caixa Econômica Federal por meio do aplicativo CAIXA Tem.
- Estudantes maiores de idade já podem movimentar a conta livremente.
- Alunos menores de idade precisam de autorização do responsável legal, que pode ser feita no próprio aplicativo ou presencialmente em uma agência da Caixa.
A estimativa do Ministério da Educação é que 3,9 milhões de parcelas sejam liberadas ao longo de abril, incluindo repasses pendentes de anos anteriores.

Quem tem direito ao benefício?
Para receber o Pé-de-Meia, é necessário:
- Estar matriculado no ensino médio público
- Estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa
- Manter frequência escolar mínima de 80%
Se o aluno não cumprir os requisitos mensais, poderá perder o direito ao pagamento naquele período.
Como acompanhar o pagamento?
As informações sobre valores, datas e condições de recebimento podem ser acompanhadas por dois aplicativos:
- Jornada do Estudante (Ministério da Educação): consulta à situação escolar e adesão ao programa
- CAIXA Tem: acesso ao saldo e movimentação do valor depositado
Além do incentivo pela matrícula, o programa prevê pagamentos adicionais por frequência, participação no Enem e conclusão de etapas do ensino médio.
The post Beneficiários do CadÚnico recebem R$ 200 nesta segunda (07); veja quem tem direito appeared first on Portal Norte.