A OpenAI está desenvolvendo uma rede social parecida com o X (antigo Twitter), de Elon Musk. Pelo menos é o que dizem várias fontes familiarizadas com o assunto consultadas pelo The Verge. Uma das possibilidades é que a rede seja integrada ao ChatGPT.
De acordo com as fontes, o projeto está em estágios iniciais, mas já conta com um protótipo focado nas ferramentas de geração de imagem da desenvolvedora.
A possibilidade de OpenAI lançar uma rede social acirraria ainda mais a briga da empresa (e do CEO Sam Altman) com Musk.

ChatGPT pode ter uma rede social
Apesar do projeto estar em estágios iniciais de desenvolvimento, Altman já estaria pedindo para que pessoas testassem e dessem feedbacks na rede social.
São duas possibilidades: a plataforma pode ser lançada como um aplicativo separado ou integrada ao feed do ChatGPT. Essa segunda opção certamente ajudaria na popularidade, já que o chatbot se tornou o aplicativo mais baixado do mundo em março. Não está claro qual será o rumo que a OpenAI vai tomar.
As fontes ainda indicaram que a rede social é bem parecida com o X, de Elon Musk.

OpenAI x Musk: briga pode ficar ainda mais acirrada
Musk é cofundador da OpenAI ao lado de Sam Altman. A empresa anunciou no ano passado que faria uma transição de organização sem fins lucrativos para uma empresa lucrativa, o que não agradou o bilionário. Ele acredita que, ao virar lucrativa, a desenvolvedora deixaria de lado seu propósito inicial de construir IAs que beneficiam a humanidade. O executivo abriu um processo contra a companhia.
Do outro lado, Altman argumenta que o processo e as acusações de Musk (que inclusive fez uma proposta para comprar a OpenAI) visam desacelerar a transição e beneficiar a própria empresa de Musk, a xAI, também de inteligência artificial.
Se as fontes estiverem certas e a desenvolvedora realmente estiver planejando uma rede social (e pior: parecida com o X), deve colocar ainda mais lenha nessa fogueira.
O post OpenAI x Musk: ChatGPT pode ganhar rede social parecida com o X apareceu primeiro em Olhar Digital.