Um novo relatório do Tech Transparency Project (TTP) revelou a existência de dezenas de grupos no Facebook onde usuários compram, vendem ou alugam contas de motorista e entregador de plataformas como Uber, DoorDash e Deliveroo. As informações são da CNN.
A prática, considerada ilegal e contra os termos de uso dessas empresas, permite que pessoas não autorizadas atuem como motoristas ou entregadores, contornando verificações de identidade e antecedentes.
Como o repasse das contas é feito
- Grupos como um de nome “CONTA UBER PARA ALUGAR NO MUNDO TODO”, com mais de 22 mil membros antes de ser removido, reúnem usuários que negociam abertamente contas ativas.
- Em muitos casos, os interessados postam publicamente pedidos ou ofertas e depois migram para mensagens privadas.
- A CNN confirmou que essas comunidades são facilmente localizáveis tanto no Facebook quanto em buscas no Google.
Segundo o TTP, essa prática representa um risco real à segurança dos usuários, especialmente em casos de entregas e corridas feitas por pessoas que não passaram por qualquer tipo de verificação oficial.
Leia mais:
- Meta considerou compartilhar dados de usuários com a China, aponta jornal
- Meta: ex-diretora acusa empresa de praticar abuso e discriminação contra mulheres
- Meta testa primeiro chip de IA de fabricação própria

Empresas prometem impedir a prática
As empresas envolvidas, como Uber, DoorDash e Deliveroo, afirmaram que não toleram o compartilhamento ou aluguel de contas e têm investido em tecnologias de verificação por selfie, monitoramento de dispositivos e bloqueios automatizados de perfis suspeitos.
A Meta (controladora do Facebook) removeu alguns grupos após ser acionada pela CNN e disse que revisará o relatório do TTP.
No entanto, o TTP critica a falta de ação preventiva da Meta e destaca que a maioria dos grupos identificados no relatório ainda está ativa.
A organização sugere que a plataforma aumente o uso de moderadores humanos para identificar e combater essas práticas, já que os sistemas automatizados de moderação da rede social priorizam apenas violações de “alta gravidade”.

O post Grupos do Facebook vendem contas de Uber e apps de entrega, aponta relatório apareceu primeiro em Olhar Digital.