Uma explosão seguida de incêndio atingiu, na manhã desta segunda-feira (21), a plataforma Cherne 1 (PCH-1), operada pela Petrobras, na Bacia de Campos, litoral norte do Rio de Janeiro. O acidente deixou 14 funcionários feridos, um deles precisou ser resgatado após cair no mar.
Segundo a Petrobras, o trabalhador resgatado sofreu queimaduras e foi imediatamente atendido a bordo da embarcação de apoio Locar XXII. Ele está consciente e em estado estável. Os demais 13 feridos foram encaminhados para o Hospital Público Municipal (HPM), em Macaé, e parte deles foi transferida para unidades da rede hospitalar da Unimed.
A Unimed Campos informou, em nota, que atendeu 19 colaboradores que inalaram fumaça durante o incidente. Todos receberam os cuidados médicos necessários e não precisaram de internação.
O acidente aconteceu por volta das 7h25, a cerca de 130 km da costa de Macaé. De acordo com informações da Petrobras, as chamas foram rapidamente controladas com o apoio de duas embarcações do tipo Fire Fighting, especializadas no combate a incêndios. A empresa informou ainda que a plataforma Cherne 1 não produz petróleo desde 2020.
Sérgio Borges, diretor do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF), lamentou o ocorrido por meio de suas redes sociais.
“Infelizmente, venho noticiar mais um grave acidente ocorrido na indústria do petróleo no Brasil. Nesta segunda-feira, 21 de abril de 2025, por volta das 7h25, na plataforma Cherne — conhecida como PCH1 —, ocorreu um incêndio seguido de explosão. E, para piorar, um trabalhador caiu no mar”, afirmou Borges no Instagram.
Ele acrescentou que, segundo informações repassadas pela Petrobras, o incêndio foi controlado e todos os 176 trabalhadores da unidade estão em segurança.
“O sindicato está acompanhando o caso de perto”, completou o diretor.
Por conta do incidente, o escoamento de gás foi interrompido e as comunicações da plataforma foram afetadas. A Petrobras informou que uma comissão será formada para investigar as causas do acidente.
A Prefeitura de Macaé confirmou o recebimento das vítimas no Hospital Público Municipal e garantiu que os pacientes que permaneceram na unidade estão em estado estável.
Do Ver-o-Fato, com informações do Oglobo
The post Explosão e incêndio em plataforma da Petrobras na Bacia de Campos deixa 14 feridos appeared first on Ver-o-Fato.