Olhar do Amanhã: o plano da startup que quer substituir todos os empregos por IA

Você tem medo de perder seu emprego para um inteligência artificial? Várias empresas e especialistas do setor afirmam que a tecnologia veio para nos ajudar a desempenhar nosso trabalho de forma melhorada, não nos substituir. A startup Mechanize pensa diferente.

A empresa está buscando financiamento de milhões de dólares para colocar seu plano em prática: automatizar todas as funções e substituir trabalhadores humanos pela IA. A ideia é usar os recursos para criar ferramentas e ambientes digitais que permitam treinar tecnologias cada vez mais avançadas, que fariam tudo que nós, humanos, fazemos.

A Apple pode entrar em um novo território: a robótica. Segundo o analista Ming-Chi Kuo, a empresa está desenvolvendo robôs humanoides e não-humanoides
Se depender da Mechanize, todos os funcionários do futuro serão máquinas (Imagem criada por DALL-E/Gabriel Sérvio/Olhar Digital)

O sonho da Mechanize é atingir a automação total de todo o trabalho e da economia global, algo que poderia movimentar uma quantia de US$ 60 trilhões por ano – equivalente ao salário de todos os funcionários do planeta. Pelo menos, é o que diz o fundador da startup, Tamay Besiroglu.

No entanto, ao contrário do que parece, Besiroglu não acredita que os humanos vão empobrecer por perder seus empregos. Pelo contrário: segundo ele, haverá um “crescimento econômico explosivo” que permitirá padrões de vida muito mais altos do que os que existem hoje.

Leia mais:

  • A IA pode “trapacear”? Estes ex-estudantes mostram que sim
  • IA vai mesmo nos substituir? A decisão está em nossas mãos
  • Pesquisa revela: norte-americanos temem perder empregos para IA

Será mesmo? O assunto é tema da coluna Olhar do Amanhã da semana, com o doutor Álvaro Machado Dias, neurocientista, futurista e colunista do Olhar Digital News. Acompanhe!

O post Olhar do Amanhã: o plano da startup que quer substituir todos os empregos por IA apareceu primeiro em Olhar Digital.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.