
A onça que matou e devorou um caseiro no Pantanal foi capturada na madrugada desta quinta-feira (24), três dias após o ataque. O animal, que imaginavam se tratar de uma fêmea, na verdade, é um macho.
Após a captura, encaminharam o felino para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), em Campo Grande (MS). Como medida de segurança, a organização irá restringir a entrada de pessoas, apenas permitindo aquelas que forem autorizadas.
Informações preliminares indicam que a onça pesa 94 kg.
Vídeo:
Caseiro é devorado por onça
O caseiro Jorge Avalo, de 60 anos, sofreu um ataque fatal na segunda-feira (21). Uma onça avançou contra o idoso, o levando a óbito. Além disso, o animal o devorou e deixou um rastro de sangue na área onde esteve pela última vez.
O ataque ocorreu enquanto Jorge coletava mel em um deck perto da mata. Encontraram o corpo de Jorge a mais de 50 metros do local, arrastado pela onça, que só recuou após disparos. Autoridades investigam possíveis causas. Escassez de alimento e comportamento defensivo são algumas das hipóteses.
Área do ataque praticava “ceva”
Imagens anteriores já haviam mostrado o animal sendo atraído para a região, e moradores relataram a prática ao Instituto Homem Pantaneiro (IHP).
O IHP denunciou a prática da ceva, onde animais são alimentados para habituá-los a frequentar áreas com turistas, o que pode gerar comportamentos agressivos e riscos à segurança.
A ação é ilegal e considerada crime ambiental, com pena de três meses a um ano de detenção e multa, conforme o Ibama.
The post VÍDEO: Onça que devorou caseiro é capturada no Pantanal; veja animal appeared first on Portal Norte.