
O Ministério Público de Rondônia (MP-RO) denunciou 12 pessoas acusadas de envolvimento na série de ataques violentos que aterrorizou o estado em janeiro deste ano.
A investigação aponta que os crimes foram coordenados pelo Comando Vermelho, como forma de retaliação a operações policiais realizadas em áreas dominadas pela facção.
Violência causada por facção teve início com a morte de policial
A sequência de crimes começou após a morte de um cabo da Polícia Militar, fato que acirrou os ânimos entre criminosos e agentes de segurança.
A partir daí, o estado mergulhou em dias de medo e tensão. Os ataques, segundo as autoridades, foram planejados e executados por meio de aplicativos de mensagens, com líderes da facção orientando ações em tempo real.
Uma semana de medo: mortos, feridos e prejuízo

A ofensiva criminosa durou cerca de uma semana e deixou um rastro de destruição. Pelo menos 13 pessoas foram baleadas, sendo oito vítimas diretas dos ataques e cinco atingidas durante confrontos com a polícia.
Ainda conforme dados da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), ao todo, 13 pessoas morreram, incluindo civis e suspeitos.
Durante esse período, 28 veículos foram incendiados, incluindo ônibus, carros particulares e até uma viatura policial.
O transporte público foi suspenso em Porto Velho e na cidade vizinha de Candeias do Jamari, deixando a população refém do caos instaurado.
Investigação em andamento
De acordo com o MP, os 12 acusados devem responder por crimes como integração a facção criminosa e incitação ao crime.
Seis deles já tiveram a prisão preventiva decretada e seguem detidos. As denúncias foram formalizadas na 4ª Vara Criminal de Porto Velho.
As investigações seguem em andamento, e novas prisões podem acontecer nos próximos dias. As autoridades continuam apurando o papel de cada denunciado nos ataques em Rondônia, bem como a origem dos comandos repassados pela facção criminosa.
The post Ataques de facção em Rondônia: 12 suspeitos são denunciados por onda de crime que matou mais de 10 pessoas appeared first on Portal Norte.