A vantagem da Netflix no mercado de streamings no Brasil está encolhendo, segundo relatório recém-publicado pela JustWatch. Apesar de manter a liderança, a plataforma perdeu espaço para Prime Video, Disney+ e Paramount+.
Os dados se referem ao primeiro trimestre de 2025 e consideram a atividade de quatro milhões de usuários. A pesquisa não considera quantidade de assinantes e visualizações, mas sim a utilização dos catálogos, como pesquisa, filtros e adição às watchlists.
A Netflix mantém 23% de participação no mercado, mantendo a posição que conquistou há anos. Apesar disso, perdeu 2% de público no período analisado, a pior taxa entre os serviços considerados na pesquisa.
Logo atrás, vem o Prime Video, com 21%, sustentando uma diferença de apenas dois pontos percentuais com a líder, entre janeiro e março deste ano. No fim do ano passado, a distância entre os dois primeiros colocados era de cinco pontos percentuais.

O que pode explicar o resultado?
Algumas estratégias são citadas pela pesquisa para tentar explicar o novo cenário do streaming no país. A principal delas é a compra de direitos esportivos, que funciona como “isca” para novos assinantes.
O Prime Video, por exemplo, transmite jogos da Série A do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil, além de oferecer benefícios nas compras da loja online da Amazon. O serviço tem um dos preços mais baixos do mercado, de R$ 19,90/mês, apesar de cobrar mais caro para a versão sem anúncios.
Já a Netflix reajustou o valor da assinatura em maio do ano passado: a modalidade Padrão com Anúncios (a mais barata) é de R$ 20,90. Há ainda as opções sem publicidade, por R$ 44,90/mês, e Premium, a R$ 59,90/mês (quatro telas simultâneas).
Leia Mais:
- Max começa a cobrar por compartilhamento de senhas; veja o que muda
- Como ativar controle parental na Disney+
- 10 minisséries tão curtas quanto “Adolescência” para assistir na Netflix, Max, Apple e Prime

E o resto do mercado?
Completa o pódio a Disney+, com 15% de participação do mercado. Na sequência, vem Max, com 12%, Globoplay, com 11%, Apple TV+, 6%, Paramount+, 4%, MUBI, 3%, e soma de outros, 5%.
Uma grande surpresa foi o desempenho do Paramount+, que dobrou sua fatia em apenas um ano, saltando de 2% para 4%. Os direitos de transmissão de competições como a CONMEBOL Libertadores e a Sul-americana podem ter contribuído para o resultado.
No panorama geral, Netflix, Prime Video, Disney+, Max e Globoplay ainda concentram mais de 80% de todo o interesse por streaming no Brasil, segundo a JustWatch.
O post Netflix pode perder liderança no Brasil para outro streaming, diz pesquisa apareceu primeiro em Olhar Digital.