
O conclave, que é a votação entre cardeais da Igreja Católica para escolher um novo papa, terá início dia 7 de maio, segundo anúncio do Vaticano desta segunda-feira (28).
A data foi acertada em reunião secreta dos cardeais, chamada de Congregação Geral. Também resolveram que a Capela Sistina vai ser fechada ao público para os preparativos do conclave. Esta foi a quinta reunião desde que o Papa Francisco morreu, no último dia 21.
The conclave to elect a new Pope will begin on May 7 according to the Holy See Press Office.
The Cardinals present in Rome made the decision on Monday at their fifth General Congregation.
The conclave will take place in the Vatican’s Sistine Chapel, which remain closed to… pic.twitter.com/3eYiPof4uu
— Vatican News (@VaticanNews) April 28, 2025
A votação começa depois do Novendiales, um período de nove dias de luto que começou logo após o enterro de Francisco, no último sábado (26).
Mesmo com a data do conclave já definida não dá para saber quando a Igreja Católica vai apresentar seu novo líder. Isso por causa de como é a votação e das regras do processo eleitoral.
Como acontece?
A eleição requer dois terços dos votos. Após cada escrutínio, as cédulas são queimadas. Se ninguém for eleito, a fumaça é preta. Quando um nome alcança a maioria necessária, a fumaça branca sobe da chaminé da Capela Sistina, indicando ao mundo que um novo papa foi escolhido.
Caso o impasse se prolongue, as regras permitem que, após diversas votações, a escolha se restrinja aos dois nomes mais votados. Três cardeais são sorteados como escrutinadores, outros três como revisores e mais três como responsáveis por coletar votos de cardeais que não puderem comparecer por problemas de saúde.
Nos últimos conclaves, em 2005 e 2013, a escolha aconteceu em só dois dias. Mas já teve votações que demoraram bem mais. O maior de todos durou dois anos.
Durante o conclave, os cardeais eleitores ficam trancados no Vaticano, em espaço conhecido como “zona do conclave” e fazem um juramento de segredo absoluto sobre tudo o que for discutido. As votações acontecem na Capela Sistina.
Brasil em destaque
Neste conclave, 133 cardeais têm direito ao voto. Desses, sete são brasileiros:
- Sérgio da Rocha, Primaz do Brasil e arcebispo de Salvador, 65 anos ;
- Jaime Spengler, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo de Porto Alegre, 64 anos;
- Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, 75 anos;
- Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, 74 anos;
- Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília, 57 anos;
- João Braz de Aviz, arcebispo emérito de Brasília,77 anos;
- Leonardo Ulrich Steiner, arcebispo de Manaus, 74 anos.
The post Vaticano define data do conclave após morte de Papa Francisco; veja quando será appeared first on Portal Norte.