Vaticano define data do conclave após morte de Papa Francisco; veja quando será

Conclave acontece em 7 de maio.

O conclave, que é a votação entre cardeais da Igreja Católica para escolher um novo papa, terá início dia 7 de maio, segundo anúncio do Vaticano desta segunda-feira (28).

A data foi acertada em reunião secreta dos cardeais, chamada de Congregação Geral. Também resolveram que a Capela Sistina vai ser fechada ao público para os preparativos do conclave. Esta foi a quinta reunião desde que o Papa Francisco morreu, no último dia 21.

A votação começa depois do Novendiales, um período de nove dias de luto que começou logo após o enterro de Francisco, no último sábado (26).

Mesmo com a data do conclave já definida não dá para saber quando a Igreja Católica vai apresentar seu novo líder. Isso por causa de como é a votação e das regras do processo eleitoral.

Como acontece?

A eleição requer dois terços dos votos. Após cada escrutínio, as cédulas são queimadas. Se ninguém for eleito, a fumaça é preta. Quando um nome alcança a maioria necessária, a fumaça branca sobe da chaminé da Capela Sistina, indicando ao mundo que um novo papa foi escolhido.

Caso o impasse se prolongue, as regras permitem que, após diversas votações, a escolha se restrinja aos dois nomes mais votados. Três cardeais são sorteados como escrutinadores, outros três como revisores e mais três como responsáveis por coletar votos de cardeais que não puderem comparecer por problemas de saúde.

Nos últimos conclaves, em 2005 e 2013, a escolha aconteceu em só dois dias. Mas já teve votações que demoraram bem mais. O maior de todos durou dois anos.

Durante o conclave, os cardeais eleitores ficam trancados no Vaticano, em espaço conhecido como “zona do conclave” e fazem um juramento de segredo absoluto sobre tudo o que for discutido. As votações acontecem na Capela Sistina.

Brasil em destaque

Neste conclave, 133 cardeais têm direito ao voto. Desses, sete são brasileiros:

  • Sérgio da Rocha, Primaz do Brasil e arcebispo de Salvador, 65 anos ;
  • Jaime Spengler, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo de Porto Alegre, 64 anos;
  • Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, 75 anos;
  • Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, 74 anos;
  • Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília, 57 anos;
  • João Braz de Aviz, arcebispo emérito de Brasília,77 anos;
  • Leonardo Ulrich Steiner, arcebispo de Manaus, 74 anos.

The post Vaticano define data do conclave após morte de Papa Francisco; veja quando será appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.