Saúde solicita inclusão da vacina contra herpes-zóster no SUS

Inclusão da vacina contra o herpes-zóster no SUS

O Ministério da Saúde solicitou a inclusão da vacina contra herpes-zóster no Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de ampliar a proteção da população, especialmente dos idosos e pessoas com o sistema imunológico comprometido. 

A proposta está em análise pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec), que avalia a eficácia, segurança, custo-benefício e viabilidade da implementação do imunizante na rede pública.

Em nota, a pasta informou que, neste momento, aguarda parecer técnico para definir sobre a incorporação da dose à rede pública.

“A incorporação de uma nova vacina ao SUS envolve diversas etapas, como a identificação da demanda, análise técnico-científica, avaliação de viabilidade e pactuação entre as três esferas de gestão: União, estados e municípios.”

O que é Herpes-Zóster

O herpes-zóster, popularmente conhecido como cobreiro, é uma infecção causada pelo vírus varicela-zoster — o mesmo vírus da catapora (varicela).

Depois que uma pessoa tem catapora, o vírus permanece “adormecido” no organismo, alojado nos gânglios nervosos. Anos depois, ele pode ser reativado, principalmente quando a imunidade está baixa, causando o herpes-zóster.

Principais características:

  • Sintomas iniciais: dor, ardência ou formigamento localizado, geralmente em um dos lados do corpo.
  • Lesões na pele: surgem dias depois, formando bolhas agrupadas sobre uma faixa da pele.
  • Dor intensa: a dor pode continuar mesmo após as lesões desaparecerem, condição chamada neuralgia pós-herpética — uma das complicações mais comuns e debilitantes.

Apesar de não ser uma doença transmitida diretamente de pessoa para pessoa na forma de herpes-zóster, alguém com lesões pode transmitir o vírus a pessoas que nunca tiveram catapora ou não foram vacinadas — nesse caso, essas pessoas podem desenvolver catapora.

Escolas públicas farão ação nacional para atualizar cadernetas de vacinação

No mês de abril, acontece nas escolas públicas de todo o país, que farão parte de uma ação para atualizar a caderneta de vacinação dos estudantes.

A iniciativa faz parte do Programa Saúde na Escola, que é uma parceria dos Ministérios da Saúde e da Educação, com foco em ampliar a cobertura vacinal entre crianças e adolescentes. 

The post Saúde solicita inclusão da vacina contra herpes-zóster no SUS appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.