Cheia dos rios no Amazonas afeta 144 mil pessoas e deixa 13 municípios em situação de emergência

O Governo do Amazonas divulgou nesta segunda-feira (28) um novo boletim sobre a cheia dos rios no estado.

Até o momento, cerca de 36 mil famílias, o equivalente a aproximadamente 144 mil pessoas, foram impactadas diretamente pelo fenômeno natural. As nove calhas de rios do Amazonas seguem em processo de cheia, com picos previstos entre março e julho.

De acordo com a Defesa Civil, dos 62 municípios amazonenses, 13 estão em situação de emergência, 13 em estado de alerta e 36 em atenção. No novo relatório, Atalaia do Norte passou de alerta para emergência.

Em resposta à cheia, os órgãos de defesa intensificou a ajuda humanitária, beneficiando cerca de 26 mil pessoas com alimentos, água potável, caixas d’água e kits de purificação em Manicoré, Apuí, Humaitá e Boca do Acre.

Cheia dos rios no interior do Amazonas. – Foto: Reprodução/ Defesa Civil.

Enchente em Manaus

Nesta segunda-feira (28), O nível do rio Negro atingiu 27,56 metros nesta segunda-feira (28) em Manaus, ultrapassando oficialmente a cota de inundação e acendendo o sinal de alerta na capital amazonense.

De acordo com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), há 98% de probabilidade de o rio permanecer acima dos 27,50 metros, o que caracteriza uma inundação comum.

Além disso, existe 30% de chance de o volume das águas chegar aos 29 metros, patamar que configura uma inundação severa. Por fim, oito bairros da capital amazonense podem acabar atingidos.

The post Cheia dos rios no Amazonas afeta 144 mil pessoas e deixa 13 municípios em situação de emergência appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.