Partidos da base do governo, União Brasil e PP lançam federação com tom de oposição

Presidentes do União e PP formam Federação.

O União Brasil e o Partido Progressistas (PP) formalizam nesta terça-feira (29), a criação da Federação União Progressista. Acontecerá no Salão Nobre da Câmara, às 15h. O evento marca o início formal da aliança.

Após negociações, o presidente nacional do União, Antônio Rueda, e o presidente nacional do PP, Ciro Nogueira, assumirão, juntos, a co-presidência da Federação até o fim deste ano. A partir de janeiro de 2026, um novo nome vai liderar o grupo.

Ciro detalha o ideal do grupo, com conservadorismo no sentido ideológico de centro, centro-direita, sem que um apoio aconteça a uma possível candidatura à reeleição do presidente Lula (PT). 

“90% da Federação tem uma tendência de estar na oposição. Pode ter certeza, nós não estaremos apoiando o atual presidente na sua candidatura à reeleição”, afirmou. 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Ciro Nogueira (@cironogueira)

Base governista

A fala de Nogueira se opõe ao quadro do governo federal, que possui ministros de ambos os partidos: o Ministério do Turismo está sob comando de Celso Sabino (União Brasil) e a Pasta do Esporte conta com gestão de André Fufuca (PP).

Além disso, a mais recente chegada de Frederico Siqueira ao Ministério das Comunicações veio por uma interlocução do União, mediante o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União), o ex-ministro Juscelino Filho e o líder do partido na Câmara, Pedro Lucas.

De olho em 2026

A Federação, no entanto, traz visão para 2026, ano eleitoral. ACM Neto alerta dizendo que “o desejo é que a gente possa ser protagonista na construção de uma candidatura que seja alternativa ao que o Brasil vive hoje com o seu governo”. 

Em 4 de abril, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), lançou pré-candidatura à presidência da República. O evento contou com uma surpresa: a ausência do presidente Rueda. 

A situação evidenciou um momento tenso dentro da sigla. Ao mesmo tempo, Sabino em recente entrevista destacou que a intenção do União para 2026  é “estar com o presidente Lula é a vontade da ampla maioria do nosso partido”, disse. 

Agora, é aguardar o momento chegar e entender quem de fato tem nome para sair em busca da cadeira do Palácio do Planalto. 

The post Partidos da base do governo, União Brasil e PP lançam federação com tom de oposição appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.