
Atendimento para troca do cartão acontece em três endereços. No Espaço Cultural o atendimento será estendido aos fins de semana até o dia 20 de maio. Mutirão para emitir cartão do transporte coletivo será realizado no Espaço Cultural
Quem saiu de casa nesta quinta-feira (8) para emitir o novo cartão do transporte coletivo de Palmas teve que enfrentar muita fila no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho. O novo local foi disponibilizado pela prefeitura após reclamações sobre a demora no atendimento e o curto prazo para a troca. A gratuidade da tarifa do ônibus foi estendida até o dia 20 de maio.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Não há emissão das carteirinhas no Resolve Palmas da Avenida JK, os atendimentos desse local foram transferidos para o Espaço Cultural. A prefeitura informou que ao longo do dia um ônibus deverá levar as pessoas que não ficaram sabendo da troca de endereço.
Foi anunciado que o novo posto de atendimento será feito em 15 guichês, das 8h às 18h, de forma ininterrupta, incluindo os finais de semana, até o dia 20 de maio. Foram instaladas tendas para triagem no estacionamento do Espaço Cultural, mas usuários reclamaram que até as 11h da manhã o atendimento não havia sido organizado.
“É falta de responsabilidade. Tem gente que chegou lá [no Resolve Palmas] 4h da manhã e a mulher dispachou que viesse pra cá, chego aqui e é tudo desorganizado”, desabafou seu Teresino.
A emissão dos novos cartões começou na última sexta-feira (2) e desde o início deste semana, muitas pessoas têm procurado o serviço. Além do Espaço Cultural, o cartão também pode ser solicitado no Resolve Palmas Taquaralto e na sede sa ATCP.
Fila durante mutirão para emitir novo cartão do transporte coletivo em Palmas
Reprodução/TV Anhanguera
LEIA TAMBÉM:
Tarifa gratuita do transporte coletivo de Palmas é prorrogada até 20 de maio, afirma prefeitura
Idosos e pessoas com deficiência não precisam solicitar cartões do transporte público neste momento, diz prefeitura
Após dia de caos, novos ônibus do transporte público começam a circular em Palmas
Idosos e pessoas com deficiência
O município informou que pessoas com deficiência e idosos não precisam ter pressa para emitir o cartão. Isso porque esse grupo tem, por lei, o direito de usufruir do transporte público de forma gratuita.
“A Prefeitura de Palmas esclarece que não é necessário ir até a ATCP ou aos postos do Resolve Palmas, na JK e Taquaralto, evitando assim filas e longas esperas. Esses usuários continuarão tendo acesso ao transporte coletivo normalmente, utilizando apenas um documento de identidade com foto”, informou o município.
Ainda segundo a prefeitura para os trabalhadores que recebem o benefício do vale-transporte, o novo cartão está sendo providenciado diretamente pelas empresas empregadoras.
Nova frota
Novos ônibus do transporte coletivo de Palmas
Lia Mara/Prefeitura de Palmas
De acordo com a prefeitura, a frota conta com 154 ônibus zero-quilômetro, sendo 14 veículos reservas para substituição e manutenção, além de 10 vans zero-quilômetro. Esses veículos são equipados com rampa de acesso, Wi-Fi e tomadas para carregar smartphones.
Os novos ônibus também são equipados com ar-condicionado, sistema de monitoramento interno e externo e capacidade mínima para 40 passageiros.
A nova frota faz parte de um contrato emergencial com a empresa Sancetur Santa Cecilia Turismo LTDA para assumir o transporte coletivo de Palmas. A contratação tem valor de R$ 196,2 milhões e validade de um ano.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.