
O presidente da Federação Amazonense de Futebol (FAF) e deputado estadual Ednailson Rozenha culpou o secretário Jorge Oliveira, da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) pela exclusão de Manaus como uma das cidades-sede da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027.
Em discurso na ALEAM nesta terça-feira (13), Rozenha criticou a falta de articulação política e técnica do secretário, afirmando que a Sedel não cumpriu os requisitos exigidos pela FIFA.
“Manaus era a última que respondia os e-mails, Manaus era a última que respondia as plataforma. Colocou funcionários sem qualificação nenhuma, praticamente semianalfabetos para conversar com técnicos da FIFA”, disparou o deputado.

Ele ressaltou que a ausência de Manaus na lista de cidades-sede prejudica a economia e o turismo da região.
Manaus fora das cidades-sede
Ainda segundo Rozenha, o governador Wilson Lima deu carta branca para que a capital concorresse, mas a Sedel ignorou.
Rozenha destacou ainda que a FAF vinha negociando com a CBF desde 2023 para incluir Manaus no evento, mas sem o suporte técnico e logístico necessário da Sedel, a candidatura foi descartada.
DEPUTADOS CULPAM SECRETÁRIO
1. Os deputados estaduais querem a cabeça do secretário de Esportes do Estado, Jorge Oliveira;
2. Ele é apontado como responsável por Manaus não ter sido escolhida como sede da Copa do Mundo Feminina
3. “Colocou semianalfabetos pra receber a Fifa e… pic.twitter.com/pnfQIMifY3— Mário Adolfo Filho (@marioadolfo) May 13, 2025
Além disso, afala recebeu apoio de parlamentares como Alessandra Campelo e Joana Darc. Elas também cobraram mais compromisso do governo estadual com o esporte no Amazonas.
O Portal Norte solicitou um posicionamento da Sedel sobre as acusações e um pronunciamento do secretário Jorge Oliveira.
The post Rozenha acusa secretário de esporte de omissão por perda de Manaus como sede da Copa do Mundo Feminina 2027 appeared first on Portal Norte.