Acre voltará a usar máscara devido a surto de doenças respiratórias

O Acre enfrenta um crescimento expressivo no número de pessoas com sintomas gripais e outras doenças respiratórias, o que levou a Secretaria de Estado de Saúde a decretar estado de emergência sanitária e orientar a população a voltar a usar máscara.

A medida, segundo o titular da pasta, Pedro Paschoal, foi necessária diante do avanço de vírus que vêm afetando principalmente crianças de até 2 anos de idade.

Entre os agentes infecciosos identificados pela Vigilância em Saúde estão o SARS-CoV-2 (vírus da COVID-19), o rinovírus, o vírus respiratório sincicial (VSR) e os vírus da gripe Influenza A e B.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por TV Norte Acre | Canal 22.1 (@tvnorteacre)

Esses vírus têm sido os principais causadores de quadros graves de bronquiolite e pneumonia, especialmente em crianças pequenas, o que tem pressionado os atendimentos pediátricos nas unidades de saúde.

Diante desse cenário, as autoridades sanitárias orientam a população a adotar medidas preventivas para conter a disseminação das infecções.

Entre as recomendações estão o uso de máscara em locais fechados ou com aglomeração no Acre, a higienização constante das mãos com álcool em gel ou sabão e a manutenção do calendário vacinal atualizado — especialmente para influenza e COVID-19.

A declaração de emergência sanitária permite ao governo adotar ações mais ágeis para conter o avanço das doenças, como a ampliação da rede de atendimento, compra emergencial de insumos e reforço nas campanhas de conscientização.

The post Acre voltará a usar máscara devido a surto de doenças respiratórias appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.