
Aposentados e pensionistas do INSS já formalizaram mais de 1 milhão de pedidos de reembolso por descontos não autorizados feitos por entidades associativas. Até esta quinta-feira (15), o instituto contabilizou 1.051.238 solicitações na plataforma Meu INSS e pelo telefone 135.
Segundo o INSS, 41 entidades estão sendo contestadas pelos segurados, incluindo associações que tinham ou têm autorização para realizar os descontos. Outros 17.963 beneficiários informaram que os valores acabaram autorizados.

Como consultar e solicitar reembolso
Desde terça-feira (13), cerca de nove milhões de segurados começaram a ser notificados sobre descontos associados.
Para verificar a situação, o beneficiário deve acessar o serviço Consultar Descontos de Entidades Associativas, disponível no aplicativo Meu INSS.
Quem identificar cobranças indevidas pode abrir um processo administrativo para solicitar a devolução do dinheiro.
As associações terão 15 dias úteis para comprovar a adesão voluntária ou efetuar o reembolso, que repassarão ao Tesouro Nacional.

Investigações em andamento
A Polícia Federal e a Controladoria Geral da União (CGU) estão investigando supostas fraudes praticadas por organizações criminosas, que teriam incluído segurados do INSS em associações sem autorização.
Desde o início da operação, mais de 4,3 milhões de usuários já consultaram a plataforma Meu INSS para verificar os descontos aplicados. O prazo para solicitar reembolso é indeterminado.
Cuidado com golpes
O INSS alerta que não envia mensagens SMS, e-mails ou faz ligações telefônicas para informar sobre os descontos. A única forma oficial de notificação é o aplicativo Meu INSS.
A autarquia orienta os beneficiários a não clicarem em links suspeitos e a não fornecerem dados pessoais por telefone ou redes sociais. Em caso de dúvidas, o contato deve acontecer exclusivamente pelo telefone 135 ou pelo site oficial do INSS.
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