
Representante do governo federal para participar da missa do início oficial do pontificado do Papa Leão XIV, o vice-presidente Geraldo Alckmin avaliou sua participação no evento deste domingo (18) no Vaticano.
“Quero destacar a honra de representar o povo brasileiro no início do pontificado do Papa Leão XIV, trazendo os cumprimentos do presidente Lula ao chefe de Estado do Vaticano e ao líder espiritual da Igreja Católica Apostólica Romana”, disse Alckmin.
A pauta do meio ambiente foi momentaneamente levantada. O vice-presidente entregou convite ao pontífice para que ele venha em novembro para Belém participar da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30).
“A preocupação ambiental é uma das prioridades do pontificado”, destacou o vice-presidente.
A figura de Leão XIV foi ainda enaltecida por Alckmin. “Quero dizer da esperança que é o novo pontificado ao semear a paz. Papa Leão XIV enche o mundo de esperança. O novo papa traz a missão de semear a paz”, afirma.
Ver essa foto no Instagram
Momento de autoridades
Além do vice-presidente, participaram da celebração a vice-primeira-dama, Lu Alckmin, e o embaixador do Brasil no Vaticano, Everton Vieira Vargas.
A missa contou com a presença de diversas autoridades internacionais. O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e o vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, foram algumas das personalidades. Para além desses nomes, estiveram na ocasião:
- Primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni;
- Presidente do Peru, Dina Boluarte;
- Primeiro-ministro da Alemanha, Friedrich Merz;
- Presidente da Colômbia, Gustavo Petro;
- Presidente do Equador, Daniel Noboa;
- Presidente de Israel, Isaac Herzog;
- Presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Layen;
- Rei da Espanha, Felipe VI;
- Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza.
The post ‘Enche o mundo de esperança’: entenda a avaliação de Alckmin sobre o início do pontificado de Leão XIV appeared first on Portal Norte.