Ex-presidente da câmara de Nilópolis é assassinado a tiros; caso é investigado pela Polícia Civil

O ex-presidente da Câmara Municipal de Nilópolis, Jorge Henrique da Costa Nunes, conhecido como Dedinho, foi assassinado a tiros na tarde desta sexta-feira (23), em frente à sua casa, no Centro do município da Baixada Fluminense. Ele chegou a ser socorrido e levado ao Hospital Municipal Juscelino Kubitschek, mas, segundo a Prefeitura de Nilópolis, já chegou à unidade sem vida.

De acordo com informações preliminares da polícia, os disparos foram feitos por ocupantes de um carro que passou em frente à residência do ex-parlamentar. A Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF) está à frente das investigações.

Nas redes sociais, a Câmara Municipal de Nilópolis publicou uma nota de pesar lamentando a morte do ex-vereador e prestando solidariedade aos familiares e amigos.

Dedinho acumulava histórico controverso na política local. Em 2019, quando era presidente da Câmara, foi preso pela Polícia Civil do Rio sob a acusação de chefiar uma organização criminosa e ordenar a morte do vereador e policial civil Roberto de Barros Batista, o Betinho, adversário político. O crime não se concretizou: o executor contratado, identificado como Fernando, desistiu da ação e, segundo a polícia, foi morto em retaliação pelo grupo de Dedinho.

A investigação apontou que o atentado teria sido encomendado por R$ 200 mil. À época, o delegado Moisés Santana afirmou que Betinho passou a incomodar o então presidente da Câmara ao ingressar com um mandado de segurança para anular atos relacionados à disputa pela presidência do Legislativo municipal.

Em 2022, Jorge Henrique teve o registro de candidatura a deputado federal pelo PSD indeferido por unanimidade pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). A Corte considerou que ele estava com os direitos políticos suspensos em razão da condenação no Tribunal de Justiça do Rio pelo caso envolvendo a tentativa de homicídio de Betinho.

A motivação e os responsáveis pelo assassinato de Dedinho ainda são desconhecidos. A Polícia Civil segue investigando o crime.

Com informações de O Dia e G1

The post Ex-presidente da câmara de Nilópolis é assassinado a tiros; caso é investigado pela Polícia Civil appeared first on Ver-o-Fato.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.