Será que dá certo? Empresário mistura IA e política no Reino Unido

O empresário Steven Endacott disputa as eleições no Reino Unido de um jeito diferente. Endacott representa, no mundo real, um candidato do mundo virtual: o AI Steve – primeiro avatar com inteligência artificial (IA) a disputar eleições.

Empresário cria avatar de IA para disputar eleições no Reino Unido

  • O empresário Steven Endacott concorre ao Parlamento do Reino Unido representando o AI Steve, o primeiro avatar com inteligência artificial (IA) a disputar eleições;
  • Endacott acredita que o avatar pode viabilizar uma democracia mais direta, conectando o público à política de forma mais eficaz. Neste caso, a IA funciona como um copiloto tecnológico, segundo o empresário;
  • A IA do avatar transcreverá e analisará conversas com eleitores, apresentando questões a cidadãos “validadores” que indicarão suas prioridades políticas. Endacott planeja coletar opiniões de passageiros na estação de trem de Brighton para ajudar a formar políticas sensatas;
  • O empresário é presidente da Neural Voice, criadora do AI Steve. Endacott já tentou entrar na política em anos anteriores, mas não conseguiu. Segundo ele, tudo girava em torno de disputas partidárias em vez de atender às necessidades das pessoas.
Ilustração de silhueta de pessoa com chip no lugar do cérebro para representar conceito de inteligência artificial
Avatar com IA que disputa eleições no Reino Unido viabiliza democracia mais direta, diz empresário (Imagem: Pedro Spadoni via DALL-E/Olhar Digital)

Endacott participa de reuniões e eventos em nome do AI Steve. Para o empresário, o avatar viabiliza uma democracia mais direta, segundo a revista Wired.

Estamos, na verdade, acho que reinventando a política usando a IA como uma base tecnológica, como um copiloto, não para substituir os políticos, mas para realmente conectá-los ao seu público, à sua comunidade.

Steven Endacott, empresário e representante do avatar AI Steve nas eleições do Reino Unido

Leia mais:

  • IA: um oásis para criação e personalização de produtos tecnológicos
  • 3 formas de acessar o ChatGPT-4 de graça
  • Você deve usar “obrigado” e “por favor” no ChatGPT, Gemini e outras IAs?

Empresário cria candidato de IA após frustrações na política

Ilustração digital de avatar com IA que disputa eleições no Reino Unido
AI Steve, avatar com IA que disputa eleições no Reino Unido (Imagem: AI Steve)

Esta não é a primeira vez que Endacott disputa eleições no Reino Unido. O empresário – presidente da Neural Voice, desenvolvedora do AI Steve – tentou entrar na política em anos anteriores. Mas não conseguiu.

O empresário contou que, nas suas tentativas anteriores de ingressar na política, tudo girava em torno de disputas partidárias e preocupações sobre quais cadeiras ou distritos eram “seguros” em vez de responder às necessidades das pessoas reais.

Com o AI Steve, isso será diferente, segundo Endacott. Primeiro, a IA do avatar transcreverá e analisará conversas com eleitores. Depois, apresentará questões sobre políticas a “validadores”, ou cidadãos que podem indicar que se importam com uma questão ou querem ver uma determinada política implementada.

Endacott disse que sua equipe planeja abordar passageiros na estação de trem de Brighton, cerca de uma hora fora de Londres, para pedir que eles preencham pesquisas sobre políticas por e-mail em suas viagens para ou da cidade para ajudar a preencher esse papel.

“Ter o sistema de votação dos validadores para realmente verificar essas políticas para garantir que sejam de bom senso, e também no controle de dizer, ‘No Parlamento, queremos que você vote dessa maneira’, simplesmente faz sentido para mim”, disse o empresário. Vamos ver se fará sentido para eleitores também.

O post Será que dá certo? Empresário mistura IA e política no Reino Unido apareceu primeiro em Olhar Digital.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.