ABAETETUBA: diretor de enfermagem é afastado após denúncias de assédio moral e sexual

A direção do Hospital Regional do Baixo-Tocantins, Santa Rosa, que é comandada pela OS Diretrizes, afastou ontem das funções, pelo prazo de sete dias, o diretor assistencial desse estabelecimento de saúde, Anderson Pantoja. Ele é acusado de assédio moral e sexual por diversos funcionários e ex-funcionários do hospital, localizado em Abaetetuba.

Natural de Cametá, Anderson comanda os enfermeiros e desde o início de suas funções sempre teve uma grande dificuldade nas relações de trabalho. Segundo os denunciantes, ele ameaçava e em algumas vezes chegou a cumprir as ameaças de demissão, caso não realizassem seus desejos, que não tem nada a ver com o trabalho.

Os denunciantes também alertam para o caso de um rapaz que foi demitido por não aceitar as investidas sexuais do chefe. A equipe de reportagem do Portal Ver-o-Fato entrou em contato com Anderson e com o Instituto Diretrizes, porém não obteve respostas e segue com o espaço aberto para posicionamentos.

Em uma nota (divulgada abaixo), a OS diz que Anderson foi afastado das funções por 7 dias porque essa é uma medida que “se impõe para que possamos apurar as citadas denúncias, permitindo-lhe o direito de ampla defesa e contraditório”.

Em um vídeo, a direção da Câmara Municipal de Abaetetuba, que recebeu as denúncias de servidores do hospital e expõe o que estava ocorrendo, pedindo o afastamento do chefe dos enfermeiros. Veja trechos e o vídeo na íntegra:

“Excelências, fazemos uso do presente expediente para levar ao conhecimento desta casa legislativa uma situação que vem acontecendo nas dependências do Hospital Regional Santa Rosa. que é administrado pela empresa Instituto Diretrizes. Ocorre que o diretor assistente de enfermagem, o senhor Anderson Daniel Viana Pantoja, que vem assediando moralmente os colaboradores que prestam serviço no hospital, conforme relato abaixo dos seus ex-colaboradores.

A senhora Amanda Santos Fonseca. cujos documentos estão anexos, atuou como enfermeira durante três anos no referido hospital, tendo exercido a função em vários setores no período. A denunciante relata que presenciou várias situações abusivas dentro do ambiente de trabalho, como ameaças de demissão e falas desrespeitosas direcionadas aos colaboradores.

O senhor Evanderson Calil Vieira, documentos em anexo, que atuou como enfermeiro durante o ano de 2020, no hospital por cerca de nove meses, Relatou que em setembro de 2021, e permanecendo com vários vínculos até abril de 2024, relata… que, em algumas situações, se sentiu incomodado com algumas investidas físicas pelo diretor durante a jornada de trabalho, pois considerou o contato inadequado.

Relata que, no ano de 2020, recebeu uma proposta de transferência para outra unidade gerenciada pela empresa e que, após essa oferta, o diretor o chamou para uma conversa na tentativa de fazê-lo desistir de aceitar a proposta. Relata que foi chamado pelo diretor a fazer algumas horas extras no setor de diálise por um período, com a promessa que seria recompensado com pagamento em folha, pelo que não recebeu nenhum valor pela atividade extra e, quando buscou conversar com o diretor sobre o assunto, houve uma divergência, pois o senhor Anderson negou ter feito qualquer proposta financeira ao enfermeiro.

Reforça a denúncia de assédio moral vivida pelos colaboradores na gestão do diretor, relatando ter presenciado várias vezes as ameaças de demissão e tratamentos desrespeitosos direcionados aos funcionários. Por fim, relata que, após o desligamento da empresa, participou de um processo seletivo em outra empresa e, ao buscar informação sobre o resultado da seleção, ficou muito constrangido, pois o coordenador do processo seletivo informou que havia recebido péssimas referências dele, do seu antigo diretor do Instituto Diretrizes”.

O vídeo da Câmara Municipal:

The post ABAETETUBA: diretor de enfermagem é afastado após denúncias de assédio moral e sexual appeared first on Ver-o-Fato.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.