Lula veta pensão vitalícia para crianças com microcefalia causada por Zika

Previsão é que o presidente volte ainda hoje para Brasília - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva editou uma Medida Provisória (MP) para indenizar em R$ 60 mil as famílias com crianças com microcefalia causada pelo vírus da Zika, contudo, um projeto de lei que previa uma pensão vitalícia foi vetado.

A medida vai ajudar as famílias com crianças nascidas entre 2025 e 2024, período de surto de Zica no Brasil. Assim, o benefício será pago em parcela única.

As famílias interessadas em receber o auxílio precisam solicitar a parcela pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), apresentando laudo médico que comprove que a causa da microcefalia na criança foi provocada pelo vírus Zika.

Alguns parlamentares foram contra a decisão do governo em vetar a pensão vitalícia.

O governo justificou o veto afirmando que a pensão geraria um gasto contínuo e não havia estimativa do impacto orçamentário.

É necessário lembrar que a gestão de Lula tenta gerenciar os gastos públicos e já anunciou cortes importantes.

Surto de Zika no Brasil

O Brasil sofreu uma epidemia de Zika vírus entre 2015 e 2017. Por conta da infecção, houve um aumento significativo de casos de microcefalia em recém-nascidos.

Em 2015, o Ministério da Saúde decretou a microcefalia como uma emergência em Saúde Pública. Essa anomalia congênita pode causar diferentes níveis de alterações de estruturas cerebrais na criança.

É comum que indivíduos com microcefalia sofram com comprometimento neuropsicomotor, além de problemas de visão e audição, o que requer cuidados e tratamentos médicos que nem todas as famílias brasileiras conseguem custear.

The post Lula veta pensão vitalícia para crianças com microcefalia causada por Zika appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.