Tocantins pode sofrer aumento de casos de dengue em 2025, diz Ministério da Saúde

Até o momento, o Tocantins registrou 62 casos prováveis de dengue - Foto: Reprodução

O Tocantins é um dos seis estados que devem enfrentar um aumento na incidência de casos de dengue em 2025, segundo modelagens feitas pelo InfoDengue.

Além do Tocantins, os estados do Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo também estarão sob monitoramento intensivo devido ao risco de crescimento nas infecções.

O Ministério da Saúde já anunciou que todos os estados receberão apoio para o controle da doença.

Até o momento, o Tocantins registrou 62 casos prováveis de dengue. O principal fator que pode contribuir para o aumento de casos é o fenômeno climático El Niño, que tende a criar condições mais favoráveis para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Medidas de prevenção

A fim de reforçar as ações de prevenção, o Ministério da Saúde criou, nesta quinta-feira (9), o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE) para Dengue e outras Arboviroses.

O COE será responsável por planejar e coordenar ações para antecipar o período de pico da doença, prevenir mortes e otimizar a resposta das redes de saúde. O centro funcionará em constante colaboração com estados, municípios, pesquisadores e outras entidades.

Além disso, criou-se Plano de Contingência Nacional para Dengue, Chikungunya e Zika. O plano visa preparar o Brasil para conter o avanço das doenças, com diretrizes específicas para cada região e contexto local.

O Ministério da Saúde também tem implementado diversas medidas para o controle das arboviroses. Entre as ações, destaca-se a ampliação do uso de tecnologias de controle do mosquito, como:

  • Método Wolbachia, terá expansão em 3 para 40 cidades até 2025;
  • Implantação de insetos estéreis em aldeias indígenas;
  • Borrifação de inseticidas em locais de grande circulação, como escolas, creches e asilos;
  • Instalação de Estações Disseminadoras de Larvicidas (EDLs) em várias regiões do país, com 150 mil unidades previstas na primeira fase do projeto;
  • Uso de Bacillus Thuringiensis Israelensis (BTI) para monitoramento e controle do mosquito.

The post Tocantins pode sofrer aumento de casos de dengue em 2025, diz Ministério da Saúde appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.