Após três dias, Venezuela reabre fronteria com Brasil

A cúpula da PF avalia que diante do fluxo abaixo do normal

Na manhã desta segunda-feira (13), a Venezuela reabriu a fronteira com o Brasil, retirando os soldados da Guarda Nacional Bolivariana que estavam posicionados nas proximidades do Monumento às Bandeiras, símbolo das relações entre os dois países. A linha de fronteira separa Santa Elena de Uairén, no território venezuelano, e Pacaraima, no lado brasileiro.

A fronteira estava fechada desde sexta-feira (10), coincidentemente o dia em que Nicolás Maduro assumiu o terceiro mandato como presidente da Venezuela. Durante o bloqueio, apenas pedestres podiam atravessar, situação que gerou críticas do senador Dr. Hiran (Progressistas-RR), que cobrou uma posição do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

Maduro enfrenta intensas pressões da oposição interna e da comunidade internacional, em um contexto de críticas ao regime chavista, que já controla o país há 26 anos. Seu novo mandato está previsto para durar até 10 de janeiro de 2031.

Enquanto o governo brasileiro condenou os recentes casos de prisões, ameaças e perseguições a opositores políticos na Venezuela, também reconheceu avanços positivos. Entre eles, estão a libertação de 1,5 mil detidos e a reabertura do Escritório do Alto Comissário de Direitos Humanos da ONU em Caracas, medidas vistas como “gestos de distensão” por parte do regime de Maduro.

Impacto em Pacaraima

Pacaraima, que já enfrenta desafios humanitários e logísticos devido ao intenso fluxo migratório nos últimos anos, segue como ponto estratégico na crise venezuelana. A cidade, situada em Roraima, é frequentemente a primeira parada para milhares de venezuelanos que buscam refúgio no Brasil.

A posse de Nicolás Maduro, que inicia seu terceiro mandato em meio a denúncias de fraude eleitoral, reacendeu protestos na Venezuela. Manifestantes exigem transparência no processo eleitoral, após o Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela declarar Maduro como vencedor sem apresentar a contagem dos votos. Em contrapartida, a oposição afirma que Edmundo González foi o verdadeiro vencedor.

As manifestações no país vizinho têm resultado em repressões severas, com milhares de prisões e confrontos entre civis e forças de segurança, o que pode intensificar ainda mais o fluxo migratório em direção ao Brasil, sobretudo por Pacaraima.

The post Após três dias, Venezuela reabre fronteria com Brasil appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.