MEI deve ficar atento às novas regras da Receita Federal para Pix; entenda

MEI deve ficar atento às novas regras da Receita Federal para Pix

Os Microempreendedores Individuais (MEIs) precisam estar atentos às novas diretrizes da Receita Federal relacionadas ao uso do Pix.

A partir de 2025, as movimentações financeiras realizadas via Pix poderão ser monitoradas mais de perto para verificar a compatibilidade entre o faturamento declarado e os valores movimentados.

De acordo com as novas regras, transações feitas por MEIs via Pix serão cruzadas com os dados informados nas declarações anuais de faturamento. 

O objetivo é combater possíveis inconsistências, como omissão de receitas ou uso indevido da modalidade para operações pessoais que não estejam relacionadas à atividade empresarial.

Em comunicado, a Receita Federal esclareceu que modernizou a fiscalização para incluir novos tipos de instituições do sistema financeiro, como fintechs e carteiras virtuais, contribuindo para combater a sonegação e garantir o pagamento correto dos impostos.

Sou MEI, quais cuidados preciso ter?

Os microempreendedores individuais devem ficar alerta quanto às novas regras para evitar problemas fiscais e garantir a saúde financeira do negócio.

Separar as contas pessoais das contas da empresa é fundamental, garantindo que as movimentações financeiras via Pix estejam claramente relacionadas à devida atividade.

É preciso que o MEI também mantenha os registros financeiros organizados e atualizados, com todas as anotações dos ganhos e despesas, tanto do Pix quanto de outras formas de pagamento.

Além disso, mantenha a emissão regular de notas fiscais, garantindo a conformidade fiscal e facilitando a gestão financeira.

O que fazer para evitar problemas:

  1. Separe as contas: Use uma conta bancária específica para o MEI, evitando misturar finanças pessoais com empresariais.
  2. Registre todas as transações: Mantenha notas fiscais e recibos de todas as operações financeiras.
  3. Acompanhe os limites: Monitore o faturamento para não ultrapassar o teto permitido para o MEI.

The post MEI deve ficar atento às novas regras da Receita Federal para Pix; entenda appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.