IPTU 2025: Prefeitura de SP libera consulta dos valores do imposto; primeira parcela vence em 1º de fevereiro; confira


Gestão Ricardo Nunes (MDB) afirma que o envio das notificações impressas do IPTU 2025 começa na sexta-feira (17). Dependendo da data de vencimento, essas notificações continuarão a ser enviadas até 20 de fevereiro. Imagem da cidade de São Paulo vista do Centro da capital paulista.
Rodrigo Rodrigues/G1
A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (15) a abertura da consulta dos valores de pagamento Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2025.
Segundo a administração municipal, a consulta deve ser feita exclusivamente nos canais oficiais da Prefeitura na internet – link www.capital.sp.gov.br/iptu2025 – buscando pela opção ‘Consulta da Emissão Geral e 2ª Via do IPTU’.
A gestão Ricardo Nunes (MDB) afirma que o envio das notificações impressas do IPTU 2025 começa na sexta-feira (17). Dependendo da data de vencimento (confira o calendário aqui), as notificações continuarão a ser enviadas até o dia 20 de fevereiro.
✅ Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp
“O vencimento da primeira parcela ou cota única dos contribuintes com imposto a pagar ocorre em fevereiro, exceto para aqueles que optaram para o envio para administradoras, cujo vencimento será no dia 20 de março. A postagem das notificações para os contribuintes isentos ocorrerá a partir do dia 25 de fevereiro”, diz a Prefeitura de SP.
“Assim como nos anos anteriores, em 2025 não haverá o envio mensal de boletos de pagamento do IPTU para os contribuintes que não efetuarem o pagamento à vista. Os contribuintes vão receber inicialmente a notificação de lançamento do imposto com a opção de pagamento à vista ou da primeira parcela. Quem optar pelo parcelamento receberá posteriormente, num único formulário, todos os boletos para pagamento das parcelas seguintes. Esses boletos poderão continuar a ser pagos mensalmente, conforme os vencimentos de cada parcela”, disse.
Vencimento das parcelas
Vista da Avenida Paulista, em São Paulo, nesta quinta-feira (12)
Reprodução/TV Globo
Segundo a Secretaria da Fazenda, os carnês serão enviados a partir de 17 de janeiro, e a primeira parcela tem data de vencimento prevista para 1º de fevereiro.
Quem decidir pagar o imposto à vista terá um desconto de 3%, e o vencimento também será no mês de fevereiro.
O vencimento será:
no dia escolhido, para os contribuintes que fizeram opção via atualização cadastral;
no dia 9 ou no dia 14, para os contribuintes que não fizeram opção de dia de vencimento ou no dia 20, para os contribuintes que optaram pela notificação por Administradoras de Imóveis, vencendo a primeira parcela no mês de março.
O pagamento, à vista ou das parcelas, poderá ser feito segunda via do boleto emitida pela internet, disponível a partir de 15 de janeiro em www.prefeitura.sp.gov.br/iptu.
Calendário do IPTU 2025 para a cidade de São Paulo
Reprodução
Os vencimentos nos dias em que não haja expediente bancário serão prorrogados para o primeiro dia útil seguinte, sem nenhuma cobrança de acréscimo.
A postagem das notificações para os contribuintes isentos ocorrerá a partir de 25 de fevereiro.
O não pagamento de qualquer parcela do IPTU sujeita o contribuinte à inscrição no Cadin municipal.
Quem não receber a notificação de pagamento até a data limite da tabela acima pode emitir uma segunda via pela internet ou informar o problema em qualquer uma das Subprefeituras.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.