Ibama pode autorizar exploração de petróleo na Foz do Amazonas em 2025, apesar de alertas ambientais

Exploração de petróleo na Foz do Amazonas

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) pode autorizar a exploração de petróleo na bacia da Foz do Amazonas em 2025.

A declaração foi feita ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e publicada pela Folha de São Paulo.

A medida contraria alertas de especialistas sobre os riscos ambientais e sociais do projeto, prioridade para a Petrobras e o governo Lula.

Em outubro de 2024, o Ibama rejeitou o pedido da Petrobras – Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Foz do Amazonas

A Foz do Amazonas, uma área de 350 mil km² entre o Pará e a Guiana Francesa, abriga o maior corredor de manguezais do mundo e o Grande Sistema de Recifes da Amazônia.

Contudo, a região abriga povos indígenas, comunidades quilombolas e ribeirinhas, que podem ser diretamente afetados caso o Ibama autorize a exploração de petróleo na Foz do Amazonas.

Pedido rejeitado pelo Ibama

Em outubro de 2024, o Ibama rejeitou o pedido da Petrobras, apontando a falta de alternativas para mitigar possíveis desastres, como vazamentos de óleo.

Exploração de pretrólio na Foz do Amazonas volta a ser debatida – Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Apesar disso, Silveira afirmou que “não há motivo para não licenciar” e que o processo não deve ser afetado por questões ideológicas.

Alertas ambientais

Especialistas destacam os riscos ambientais e sociais. Um acidente na região poderia atingir até a Guiana Francesa em 48 horas, sem estrutura local para conter vazamentos.

Além disso, promessas de desenvolvimento econômico e geração de empregos são questionadas, já que grande parte da mão de obra qualificada vem de fora das comunidades locais.

Pressão sobre o governo

A possível aprovação ocorre em um momento delicado para o Brasil, que sediará a COP30 em 2025, um evento global focado em discutir a crise climática.

Críticos afirmam que a decisão contradiz os compromissos climáticos do país e reforçam a necessidade de priorizar fontes de energia renováveis em vez de combustíveis fósseis.

Grupos ambientais e movimentos sociais defendem maior pressão sobre o governo para evitar danos irreversíveis à biodiversidade e às populações locais. Eles enfatizam a urgência de uma transição energética responsável.

The post Ibama pode autorizar exploração de petróleo na Foz do Amazonas em 2025, apesar de alertas ambientais appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.