VÍDEOS – Aos gritos de “fora, Rossieli”, aprovada greve dos professores a partir do dia 23

Por unanimidade, durante assembleia geral do Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará (Sintepp), na manhã desta quinta-feira, 16, professores da rede estadual de ensino decidiram pela greve da categoria, a partir do próximo dia 23.

A categoria reivindica a revogação imediata da Lei 10.820/2024, que prejudica os profissionais da educação. Com a decisão do governador Helder Barbalho (MDB) em não recuar, cerca de 500 mil estudantes devem ficar sem aulas em todo o Pará.

Desde o início dessa semana, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) está ocupada por lideranças indígenas e sindicais que se posicionam contra as mudanças estabelecidas pelo governo.

Em nota, o secretário Rossieli Soares alegou: o que a gente fez foi unificar em torno de uma legislação com algumas mudanças, como a gratificação de valor fixo, e uma parte vem para regulamentação, sendo muito normal, inclusive na legislação. O Some está presente na legislação, no artigo 46. Está garantida a permanência do Some e do Somei (que atende aos povos indígenas). Portanto, não há nenhum movimento de fechamento nesse sentido”.

Porém, nas redes sociais, professores são unânimes ao divergir das declarações e afirmam que tanto o governador, que ainda não se posicionou, quanto o secretário, têm a “cara de pau” de distorcer os fatos.

Em diversos pontos da cidade, professores de todo o estado protestam contra o governo. Registros de uma grande manifestação na Estação das Docas e de uma liderança indígena discursando contra Helder na Seduc viralizaram nas redes sociais; confira:

The post VÍDEOS – Aos gritos de “fora, Rossieli”, aprovada greve dos professores a partir do dia 23 appeared first on Ver-o-Fato.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.